quinta-feira, março 28, 2024

Aprenda a cuidar de suas panelas de acordo com o revestimento

Leia também

RioMar Aracaju promove ação em homenagem a grandes referências sergipanas

RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe Iniciativa...

Bares e restaurantes se preparam para o feriado da Páscoa

Os empreendedores têm a oportunidade de oferecer um cardápio...

Chef Gabriel Pita prepara pudim de pistache com azeite de oliva extra virgem

A Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de...

Sergipe é o 3º do NE em geração de empregos nas micro e pequenas empresas

Os pequenos negócios de serviços e construção são os...

Boas panelas são essenciais tanto para as receitas do dia a dia quanto na hora de fazer pratos especiais. Mas de nada adianta ter um bom jogo desses utensílios se eles não forem bem conservados.

+Comida salgada? Confira três truques para salvar uma receita
+Saiba como escolher a frigideira ideal para a sua cozinha
+Chef explica 5 mitos comuns da cozinha para iniciantes

Uma dica importante é prestar atenção no tipo de revestimento de cada produto, ensina Elzio Callefi, chef da Tramontina, fabricante brasileira de utensílios de cozinha. Uma frigideira antiaderente demanda cuidados diferentes de uma frigideira de inox, por exemplo.

Para te ajudar a manter suas panelas em ordem e prolongar a vida útil delas, Callefi compartilha a seguir algumas dicas valiosas. Confira.

Aço inox

Aprenda a cuidar de suas panelas de acordo com o revestimento

Foto: Divulgação

Segundo o chef, este tipo de panela nunca pode ser usada em fogo alto ou baixo. O fogo médio evita o amarelamento e mantém os benefícios do utensílio durante anos.

Para a limpeza, é indicado utilizar a parte verde da esponja nas áreas internas da panela, e a parte amarela – e mais macia – nas laterais. Vale utilizar saponáceo líquido ou pastas de limpeza, que reforçam o brilho do material.

Manchas brancas podem aparecer no fundo da panela e são resultado de cozinhar alimentos com amido. Neste caso, esfregar rapidamente a panela com uma solução ácida como vinagre e limão pode resolver. “Outro aliado do inox é a água quente, que reforça o brilho do material”, explica.

Revestimento antiaderente

Aprenda a cuidar de suas panelas de acordo com o revestimento

Foto: Divulgação

A parte interna das panelas com esse revestimento precisa ser tratada com muito cuidado, diz Callefi. “Não use materiais abrasivos, até mesmo utensílios (como garfos ou colheres de metal). Neste caso, é preferível opções de nylon ou silicone, para não danificar o material”, sugere.

A limpeza também tem que ser delicada, usando a parte amarela da esponja para não remover a cobertura antiaderente durante a lavagem. Se estiver com odor muito forte, o ideal é deixar ferver uma água para soltar o cheiro de tempero.

Além disso, o revestimento deve ser “hidratado”. A cada duas semanas, passe um pouco de azeite ou manteiga na panela, aqueça e deixe esfriar naturalmente. Depois, lave, seque e guarde. Isso aumenta a vida útil do produto.

Cerâmica

Aprenda a cuidar de suas panelas de acordo com o revestimento

Foto: Divulgação

Para a limpeza da panela cerâmica, os cuidados são os mesmos da panela antiaderente. Mas, por ser mais resistente, é possível esfregar um pouco o revestimento cerâmico com cuidado – afinal, também é um revestimento e deve ser preservado. O chef ainda sugere que não se utilize esponjas muito abrasivas.

(*) Da redação da Menu

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana



Fonte feed: Via Feed Revista Menu