20 maio2022

    Dia Mundial do Café

    Leia também

    ‘Papo de Jardim’ promove roda de conversa sobre maternidade

    Encontro tem acesso gratuito e acontece na quinta-feira, 19...

    Vailton Linhares comemora 10 anos de sucesso cerimonial

    Nesta quinta-feira, 19, o cerimonialista Vailton Linhares reúne familiares,...

    GBarbosa terá ação no Dia da Coxinha, 18 de maio

    Crocante por fora e bastante recheada por dentro, a coxinha...

    Todo dia é dia de se comemorar a existência dessa bebida que é a cara do Brasil, mas existem algumas datas especiais e oficiais específicas para homenagear o nosso cafezinho de todo dia. Uma delas é o Dia Mundial do Café, celebrado no dia 14 de abril.

    A origem da data é desconhecida. O que se sabe é que alguns países escolheram datas próprias para celebrar o café, mas nunca houve consenso até 2014. Neste ano se instituiu, em nível mundial, o Dia Internacional do Café como 1º de outubro.

    Mesmo assim, o dia 14 de abril celebra a produção, colheita e consumo do café. Coexistem, então, três datas comemorativas para os brasileiros:

    14 de abril – Dia Mundial do Café

    Dia para homenagear os produtores e consumidores de cafés. Origem da data é desconhecida.

    24 de maio – Dia Nacional do Café

    A Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) institucionalizou a data em 2005 e marca o início da colheita no país.

    De acordo com a associação, a data comemorativa é uma oportunidade para a indústria do café reforçar a presença de suas marcas regionalmente e ao mesmo tempo prestar uma homenagem à bebida.

    1º de outubro – Dia Internacional do Café

    O Southern Food and Beverage Museum mencionou o Dia Internacional do Café pela primeira vez em coletiva de imprensa no dia 3 de outubro de 2009, ao anunciar o primeiro Festival de Café de Nova Orleans. Outros países, como China, Nepal, Taiwan e Indonésia também chegaram a anunciar datas comemorativas em festividades.

    Mas foi efetivamente em uma reunião realizada em março de 2014 que a Organização Internacional do Café oficializou o primeiro “Dia Internacional do Café”. A decisão teve o apoio de 75 estados-membros, além de dezenas de associações ao redor do mundo ligadas ao setor cafeeiro. O lançamento oficial ocorreu em Milão, por ocasião da Expo 2015.

    Embora ainda celebremos o dia 14 de abril, é provável que em breve o dia 1º de outubro se consolide como a única “data mund