quinta-feira, março 28, 2024

Cocada caseira com sabor de coco fresco para você se deliciar

Leia também

Chef Gabriel Pita prepara pudim de pistache com azeite de oliva extra virgem

A Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de...

Sergipe é o 3º do NE em geração de empregos nas micro e pequenas empresas

Os pequenos negócios de serviços e construção são os...

Bombril fecha acordo de parceria com a Fundação Getúlio Vargas

Com o propósito de colaborar para o desenvolvimento da...

Encontros com Sr. Coelho alegram o feriadão da Páscoa em Aracaju

Sessões de fotos serão realizadas no Shopping Jardins, de...

Uma boa cocada, docinha, com casquinha fina, miolo molhado e bastante sabor de coco fresco não é tão fácil de encontrar, mas acredite, é simples de fazer em casa.

Preparamos essa receita bem simples e objetiva para você preparar aquela cocada branca deliciosa, de comer rezando.

Cocada caseira

Cocada caseira bem fresquinha aí na sua casa

Surgimento e difusão da cocada pelo país

A cocada como conhecemos é uma receita de origem africana que foi adaptada aqui no Brasil pelos escravos, por isso é tão comum na Bahia, onde houve grandes senzalas e fácil acesso ao coco.

Ou seja, a cocada está entre nós desde meados do século XVIII e veio ganhando adições e aprimoramentos até chegar mais próximo do que temos hoje.

Mesmo atualmente a cocada é impactada por regionalismos e meio que cada estado tem sua receita. No nordeste, por exemplo, usam açúcar mascavo que dá uma coloração mais escura, e há preparos com coco queimado que também agrega uma textura crocante e equilíbrio de açúcar a este doce.

Contudo, para a receita de hoje vamos partir do básico para você dominar o preparo dessa cocada branca. Ela fica com uma casquinha fina por fora e aquele interior macio e bem úmido, com bastante gosto do leite condensado.

Confira os ingredientes e bora para o fogão

  • 1 lata de leite condensado
  • 400 gr de açúcar
  • 1 pacote de coco ralado (se tiver opção de ralar o coco na hora fica melhor ainda)
  • manteiga a gosto

Como Fazer

  • Numa panela, adicione os ingredientes e misture bem em fogo baixo, mexendo sem parar para tudo incorporar de forma correta. O ponto é semelhante ao de brigadeiro, então quando notar que está desgrudando do fundo completamente, significa que está na consistência ideal.
  • Tire do fogo e despeje sobre uma bancada, de mármore de preferência, untada e deixe esfriar bem. A pedra é indicada, pois normalmente é bem mais fria, isso ajuda o doce esfriar mais rápido e auxilia no ponto.
  • Uma vez frio, fatie em quadradinhos, tentando manter um tamanho padronizado.
  • Uma dica boa é usar um rolo para abrir a sua cocada na bancada, como se fosse uma massa, isso ajuda também no resfriamento e fica mais fácil de fatiar de maneira uniforme.
  • Pronto, com 4 ingredientes e quatro passos rápidos, você tem uma deliciosa cocada para sobremesa.

Outro ponto bom dessa receita é que cortando em quadradinhos, você pode muito bem embalar e vender, dá para fazer uma boa renda extra com esse doce.

Dica CyberCook

A cocada como recheio

A cocada, além de tudo, é muito versátil, pois você pode comê-la pura como um doce mesmo, ou utilizá-la para rechear outras sobremesas. Para isso, basta deixar numa consistência mais cremosa, como mostramos nesta versão de cocada com textura de brigadeiro de colher.

É o tradicional recheio de prestígio, ou beijinho e você pode aplicar em vários tipos de doces e para te ajudar nessa etapa, separamos algumas ideias para que você possa se inspirar:

Bolo Prestígio

Um clássico da confeitaria, com uma deliciosa e fofa massa de chocolate e um recheio cremoso e bem suculento de coco. Pode-se utilizar a versão com claras em neve que fica bem mais molinha, mas nada impede de utilizar a variação da cocada que ensinamos, numa consistência mais próxima do brigadeiro.

Ou se preferir, pode manter o recheio como está na receita e usar a cocada na cobertura que ainda assim vai ficar sensacional.

Ovo de Páscoa Prestígio

Dá para usar o coco para rechear um delicioso ovo trufado de prestígio.

O preparo desse beijinho é basicamente idêntico ao da cocada, com aquela atenção à consistência, e pronto, tenha um ovo com chocolate nobre delicioso e um recheio de lamber os beiços.

Bombom de Prestígio

Talvez o ovo de páscoa seja grande demais, e você prefira começar com uns deliciosos bombons de prestígio. São bem simples de fazer! E nem precisa dizer que o casamento entre o coco e o chocolate sempre dá muito certo.

Vale ressaltar que todas essas receitas que falamos aqui são ótimas sobremesas para você preparar, mas também são incríveis se você quiser uma renda extra, principalmente nesse momento conturbado da economia.

A cocada, o bolo, os ovos e o bombons, só precisam de uma bela embalagem e alguma divulgação, que com certeza podem render ótimas vendas, pois são receitas deliciosas.

Portanto, com essas dicas especialíssimas aqui do CyberCook, você tem tudo que precisa para mandar ver nesses doces e se tornar o rei ou rainha da cocada, dos bolos e dos bombons, rs.

Divirta-se e bon appetit!

CyberCook

Em parceria com CyberCook

O CyberCook é uma plataforma de culinária com mais de 90 mil receitas dedicadas a inspirar e facilitar a vida das pessoas.

Fonte feed: Via Feed Catraca Livre