terça-feira, março 5, 2024

Um guia para ajudar na sua rotina alimentar

Leia também

Guylian traz novidade em sua linha para Páscoa

A marca de chocolate belga aumenta seu portfólio com...

Inscrições abertas para a Meia Maratona 21k Sergipe Run

Consolidada como uma das mais importantes corridas de rua...

10ª Edição do Café com Case discute o direito à cidade

Organizado por estudantes do quarto período do curso de...

Você sabe o que são embutidos ou alimentos processados? Muito se fala sobre esse tipo de alimento, mas, nem todo mundo sabe definir de fato quais podem ser classificados dessa maneira.

Para compreender isso, é preciso fazer um mergulho a respeito da história desses alimentos. Até porque a origem deles remonta a milhares de século. Portanto, é um engano que eles fazem parte apenas da sociedade moderna.

Neste guia do Mundo Culinária, você terá a oportunidade de conhecer melhor sobre as diversas opções de embutidos. Confira.

O que quer dizer alimentos embutidos?

Para começar, o embutido tem forte ligação com a dominação do fogo por parte do homem. Isso quer dizer que ele é resultado do uso do processo de cozimento dos alimentos.

Além disso, a mistura de gorduras com carnes magras foi elaborada com um só objetivo: preservar todo alimento proveniente da carne para o consumo não imediato.

Com o passar dos anos, naturalmente o processo passou por melhorias importantes, principalmente quando se passou a adotar o uso de especiarias para prolongar ainda mais a vida útil dos alimentos.

Qual o objetivo dos alimentos embutidos?

O principal objetivo dos embutidos era encontrar formas de manter a carne conservada por um maior período de tempo. Era comum nesse processo o uso de sal para manter a peça desidratada e, assim, mais tempo em conservação.

Como são produzidos os embutidos?

De maneira geral, os embutidos são produzidos com carne bovina e suína – que são as mais tradicionais. Mas, há também opções com caprinos, ovinos, equinos, bem como aves, peixes e frutos do mar. Isso sem contar ainda as vísceras e até mesmo o sangue.

As carnes passam pelo processamento, ou seja, são devidamente picadas ou trituradas. Há também a possibilidade desses alimentos serem encontrados em sua forma mista. Nesse caso, é feita a mistura de carnes diferentes, como é o caso da bovina com a suína, por exemplo.

As dúvidas que todo mundo tem sobre os alimentos processados

Muitas pessoas podem consumir embutidos e nem mesmo se dar conta disso na sua rotina, sabia? O fato é que há muitos alimentos processados no mercado e nem sempre é fácil identifica-los.

Por isso, é comum vermos questões comuns como: será que o salame é embutido? A linguiça é embutido? O presunto é embutido – e, por aí vai!

Para entendermos isso, é importante pensarmos nos tipos de produtos à base de carne, bem como tempero, quantidade de aditivos e até mesmo o processo de cocção e formato.

Linguiça

Existem inúmeros tipos de linguiça no mercado, como as frescas, defumadas e também curadas. Elas também podem ser produzidas com diferentes tipos de carne. Por exemplo, a linguiça do tipo Paio é feita com carne suína e bovina, sendo também curada e defumada.

Linguiça é embutido? Entenda!

Por outro lado, a linguiça toscana geralmente é feita com carne suína, sal, água, colágeno, aroma natural, açúcar, pimenta preta, especiarias, alho e outros itens.

Salame é embutido?

Se o salame é embutido? A resposta é sim! Ele contém carne suína ou, pode ser feita com a junção da carne bovina com a suína. Mistura-se ainda o toucinho em seu preparo.

Salame é embutido? Entenda!

O salame também apresenta no máximo 15% de gordura e, no mínimo, 27% total de proteína. Comumente, os salames que encontramos no mercado são compostos por carne suína, toucinho e especiarias diversas, como a pimenta preta, pimenta vermelha e até mesmo chá verde.

Mortadela

Já a mortadela é um alimento processado com uma boa variedade de carnes. Em alguns casos, ela pode ser feita de toucinho. Já o tipo mais comum apresenta 60% de carnes e 10% de miúdos.

A mortadela é um dos alimentos embutidos mais populares

Já o restante da sua composição é de gorduras totalmente moídas. Mas, existem mortadelas com diferentes especiarias também que tendem a ser bem mais caras.

Presunto

Outro alimento embutido bem conhecido e presente na mesa do brasileiro. Nele apenas é usada a carne da pata posterior do perfil – que é considerada a parte mais nobre.

Presunto é embutido? Entenda!

Em geral, os produtos embutidos nesse segmento são cozidos e acompanham muitos outros ingredientes. Isso inclui, a carne suína, gordura, água, proteína da soja, sal, aromas de cravo e canela e outros.

A salsicha

Talvez um dos mais populares do segmento de embutidos. Aqui, o processo de fabricação consiste na separação mecânica da ave, sua pele, água, gordura suína, proteína da soja, amido, glicose, sal, açúcar e outros.

A salsicha é um dos alimentos embutidos mais consumidos

Steaks, nuggets e relacionados

São famosos pela sua praticidade e preparo rápido. Em geral, esses alimentos processados são compostos por cortes de aves que são devidamente empanadas.

Saiba mais sobre alimentos embutidos

É também feita a inclusão de conservantes e também aromatizantes. O processo é bastante complexo e inclui uma série de ingredientes e itens necessários para manter o padrão do alimento.

O que é a tripa para embutido?

Como os alimentos processados são compostos por carne bem picada, é importante que o preparo dependa de moldes ou até mesmo tripas para embutidos para que eles tenham o formato desejado.

Vale destacar que para essa finalidade a opção é utilizar as tripas naturais ou tripas artificiais.

Tripas naturais

Poder ser provenientes dos suínos ou de bovinos:

  • Suínos: tripas redondas ou pequenas, tripas médias, estômago e bexiga
  • Bovinos: usa-se o esôfago, bexiga e intestino delgado

Tripas artificiais

São formadas por três grupos diferentes, sendo o colágeno reconstituído, celulose e sintéticas. Já a película de plástico é usada, em geral, nos embutidos cozidos em água – e, são impermeáveis à umidade e também com relação a fumaça.

Existe opção para evitar alimentos embutidos na dieta familiar?

Como estamos falando de produtos que são fonte de proteínas, a melhor alternativa é substituir os alimentos processados por carne. O diferencial é evitar o consumo das inúmeras substâncias que podem ser encontradas nos embutidos – isso vale para substâncias químicas e também o ovo.

Por isso, se você quer diminuir o consumo de embutidos da sua dieta, pode substituir o peito de peru ou presunto, por filé de frango, rosbife caseiro ou até mesmo um patê de atum. O mais importante é que suas escolhas alimentares priorizem a saúde sem abrir mão da facilidade para o dia-a-dia!

Fonte feed: Via Feed Mundo Culinária