Para compreender isso, é preciso fazer um mergulho a respeito da história desses alimentos. Até porque a origem deles remonta a milhares de século. Portanto, é um engano que eles fazem parte apenas da sociedade moderna.
Neste guia do Mundo Culinária, você terá a oportunidade de conhecer melhor sobre as diversas opções de embutidos. Confira.
O que quer dizer alimentos embutidos?
Para começar, o embutido tem forte ligação com a dominação do fogo por parte do homem. Isso quer dizer que ele é resultado do uso do processo de cozimento dos alimentos.
Além disso, a mistura de gorduras com carnes magras foi elaborada com um só objetivo: preservar todo alimento proveniente da carne para o consumo não imediato.
Com o passar dos anos, naturalmente o processo passou por melhorias importantes, principalmente quando se passou a adotar o uso de especiarias para prolongar ainda mais a vida útil dos alimentos.
Qual o objetivo dos alimentos embutidos?
O principal objetivo dos embutidos era encontrar formas de manter a carne conservada por um maior período de tempo. Era comum nesse processo o uso de sal para manter a peça desidratada e, assim, mais tempo em conservação.
Como são produzidos os embutidos?
De maneira geral, os embutidos são produzidos com carne bovina e suína – que são as mais tradicionais. Mas, há também opções com caprinos, ovinos, equinos, bem como aves, peixes e frutos do mar. Isso sem contar ainda as vísceras e até mesmo o sangue.
As carnes passam pelo processamento, ou seja, são devidamente picadas ou trituradas. Há também a possibilidade desses alimentos serem encontrados em sua forma mista. Nesse caso, é feita a mistura de carnes diferentes, como é o caso da bovina com a suína, por exemplo.
As dúvidas que todo mundo tem sobre os alimentos processados
Muitas pessoas podem consumir embutidos e nem mesmo se dar conta disso na sua rotina, sabia? O fato é que há muitos alimentos processados no mercado e nem sempre é fácil identifica-los.
Por isso, é comum vermos questões comuns como: será que o salame é embutido? A linguiça é embutido? O presunto é embutido – e, por aí vai!
Para entendermos isso, é importante pensarmos nos tipos de produtos à base de carne, bem como tempero, quantidade de aditivos e até mesmo o processo de cocção e formato.
Linguiça
Existem inúmeros tipos de linguiça no mercado, como as frescas, defumadas e também curadas. Elas também podem ser produzidas com diferentes tipos de carne. Por exemplo, a linguiça do tipo Paio é feita com carne suína e bovina, sendo também curada e defumada.
Por outro lado, a linguiça toscana geralmente é feita com carne suína, sal, água, colágeno, aroma natural, açúcar, pimenta preta, especiarias, alho e outros itens.
Salame é embutido?
Se o salame é embutido? A resposta é sim! Ele contém carne suína ou, pode ser feita com a junção da carne bovina com a suína. Mistura-se ainda o toucinho em seu preparo.
O salame também apresenta no máximo 15% de gordura e, no mínimo, 27% total de proteína. Comumente, os salames que encontramos no mercado são compostos por carne suína, toucinho e especiarias diversas, como a pimenta preta, pimenta vermelha e até mesmo chá verde.
Mortadela
Já a mortadela é um alimento processado com uma boa variedade de carnes. Em alguns casos, ela pode ser feita de toucinho. Já o tipo mais comum apresenta 60% de carnes e 10% de miúdos.
Já o restante da sua composição é de gorduras totalmente moídas. Mas, existem mortadelas com diferentes especiarias também que tendem a ser bem mais caras.
Presunto
Outro alimento embutido bem conhecido e presente na mesa do brasileiro. Nele apenas é usada a carne da pata posterior do perfil – que é considerada a parte mais nobre.
Em geral, os produtos embutidos nesse segmento são cozidos e acompanham muitos outros ingredientes. Isso inclui, a carne suína, gordura, água, proteína da soja, sal, aromas de cravo e canela e outros.
A salsicha
Talvez um dos mais populares do segmento de embutidos. Aqui, o processo de fabricação consiste na separação mecânica da ave, sua pele, água, gordura suína, proteína da soja, amido, glicose, sal, açúcar e outros.
Steaks, nuggets e relacionados
São famosos pela sua praticidade e preparo rápido. Em geral, esses alimentos processados são compostos por cortes de aves que são devidamente empanadas.
É também feita a inclusão de conservantes e também aromatizantes. O processo é bastante complexo e inclui uma série de ingredientes e itens necessários para manter o padrão do alimento.
O que é a tripa para embutido?
Como os alimentos processados são compostos por carne bem picada, é importante que o preparo dependa de moldes ou até mesmo tripas para embutidos para que eles tenham o formato desejado.
Vale destacar que para essa finalidade a opção é utilizar as tripas naturais ou tripas artificiais.
Tripas naturais
Poder ser provenientes dos suínos ou de bovinos:
- Suínos: tripas redondas ou pequenas, tripas médias, estômago e bexiga
- Bovinos: usa-se o esôfago, bexiga e intestino delgado
Tripas artificiais
São formadas por três grupos diferentes, sendo o colágeno reconstituído, celulose e sintéticas. Já a película de plástico é usada, em geral, nos embutidos cozidos em água – e, são impermeáveis à umidade e também com relação