sexta-feira, março 29, 2024

Gastronomia de Cuba

Leia também

RioMar Aracaju promove ação em homenagem a grandes referências sergipanas

RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe Iniciativa...

Bares e restaurantes se preparam para o feriado da Páscoa

Os empreendedores têm a oportunidade de oferecer um cardápio...

Mundo joga fora mais de 1 bilhão de refeições por dia, segundo a ONU

O desperdício de alimentos continua a prejudicar a economia...

Chef Gabriel Pita prepara pudim de pistache com azeite de oliva extra virgem

A Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de...

Em geral, a gastronomia de Cuba – cuja capital é Havana – conta com três fortes heranças: a culinária espanhola, a nativa e a africana. Além disso, ela também possui alguma influência francesa e, como não poderia deixar de ser, dos Estados Unidos. Assim, através da mistura de todos esses países nascem pratos interessantes.

Outro ponto que vale destacar é que os ingredientes presentes na culinária cubana, de uma maneira geral, também estão presentes em várias outras cozinhas da América Latina. Esse é o caso do arroz, do milho e das diferentes batatas, além, é claro, das carnes de porco e boi, que são bastante comuns.

Abaixo você poderá conferir um pouco mais a respeito dos principais pratos típicos encontrados na gastronomia de Cuba!

Banner Espaçamento

Comidas típicas de Cuba


Ajiaco

Presente também em outros países da América Latina, o ajiaco é feito à base da sopa de batata, do milho e do frango. Entretanto, as batatas usadas no seu preparo não são as comuns, mas sim algumas variedades que são nativas de Cuba. O sabor diferenciado do prato fica por conta da Guasca, que também é uma erva típica do país e bastante usada para fins culinários. O prato é acompanhado por creme de leite, abacate e alcaparras.


Arroz Congrí

O arroz congrí se parece bastante com algo que consumiríamos no Brasil. É composto por arroz e feijão vermelho. Eles, entretanto, são cozidos na mesma panela. Ele também pode ser conhecido por outro nome, Mouros e Cristãos, o que se refere ao domínio árabe na Espanha.


Chicharrones

De certa forma, os chicharrones podem ser considerados a mesma coisa que o torresmo aqui no Brasil. Eles costumam ser servidos acompanhados de arroz congrí ou até mesmo com outros pratos, como carne com batatas. Esse alimento pode ser considerado uma das bases da culinária cubana.


Picadillo Cubano

Como o próprio nome deixa claro, esse prato é feito à base de carne picada e acrescida de vários outros ingredientes. O picadillo cubano é preparado com azeite, alho, pimentão, azeitona, carne e cebola. Além disso, para dar um tempero especial podem ser acrescentados ainda outros ingredientes, como a uva-passa e o cominho.


Arroz con Pollo

Sem dúvidas, entre todos os pratos da lista, o arroz con pollo é um dos mais consumidos entre os nativos de Cuba. Trata-se de um arroz cozido com urucum, o que lhe assegura uma cor amarela. Além disso, o prato também pode ser acompanhado de ervilhas e, claro, do frango, que é o principal componente dessa refeição. Ele, por sua vez, é servido cozido e misturado ao arroz.


Yuca con Mojo

Se você é vegetariano e está pensando em viajar para Cuba, esse é um prato que pode ser uma opção muito interessada para você. Yuca é, na verdade, a mandioca e o prato consiste em cozinhá-la com um molho especial. O yuca con mojo é um prato que chegou a Cuba pela influência do Caribe.


Tamales

É uma mistura de frango e milho. Os dois são picados e triturados. Os tamales são vendidos em toda a ilha e podem ser encontrados em outros países também, como por exemplo no México.

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock
Foto Destaque – Legenda: Horizonte no centro de Havana

Fonte feed: Via Feed Sabor à Vida/b>