terça-feira, outubro 3, 2023

Frango agridoce é boa opção para diversificar comida do dia a dia

Leia também

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

Pratos do tipo agridoce (acre mais doce) são tão comuns na cozinha asiática que até esquecemos que também existem em outras culturas. Historicamente a combinação era também muito usada na Europa, principalmente com romanos e depois na Idade Média.

Por alguma razão, porém, os molhos com sabores adocicados e ácidos usados em pratos salgados e muitas vezes também apimentados se tornaram uma marca registrada da culinária oriental.

Alguns dizem que a origem do que chamamos hoje de molho agridoce (o caldo espesso vermelhinho que se molham rolinhos primavera) é chinesa e vem de uma mistura simples de açúcar e vinagre. Ou seja, nada a ver com a definição atual.

Fato é que, além de o molho agridoce ser muito gostoso em sabor, pratos asiáticos são em geral práticos de preparar. Isso tem a ver com a antiga escassez de combustível e o fato de que os alimentos eram cozidos em temperaturas altíssimas o mais rápido possível.

Você provavelmente já viu uma preparação de yakissoba em uma barraca de rua: a panela wok pelando, os vegetais e carnes pulando, e a coisa toda fica pronta em minutos.

Essa receita segue (quase) a mesma tônica. Não fosse pelo arroz que se serve junto e leva um pouquinho mais de tempo. Seria uma preparação de cerca de 20 minutos. Ideal para quem corre muito no dia a dia, mas quer dar uma repaginada no franguinho do almoço, não é mesmo?

Uma outra variação desta mesmíssima ideia de frango agridoce que ilustra o texto de hoje é fazer espetinhos com a carne (que podem ser assados na brasa ou empanados e fritos) e servir com o molho à parte. Ótimo como petisco na happy hour ou para um jantar informal.

Então, fique em casa e vamos para a cozinha? Até a próxima!


FRANGO AGRIDOCE

Dificuldade: Fácil

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes

4 peitos de frango em cubos

½ xícara (chá) de farinha de trigo

4 colheres (sopa) de óleo

Suco de um limão

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1/2 xícara (chá) de ketchup

3 colheres (sopa) de vinagre

4 colheres (sopa) de açúcar mascavo

1 colher (chá) de gengibre ralado

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.

email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br

Instagram: @venturanacozinha

Fonte feed: Via Feed Folha de S.Paulo