17 maio2022

    Hidromel: saiba tudo sobre a bebida

    Leia também

    O hidromel é uma das bebidas mais antigas do mundo, em que tem dois principais ingredientes, sendo a água e o mel. A bebida está se tornando cada vez mais famosa atualmente no Brasil, principalmente por aqueles que amam histórias e sabores diversificados de bebidas alcoólicas.  

    Você conhece tudo sobre a famosa bebida da era medieval, sua origem, história, onde comprar, curiosidades e muito mais sobre o líquido? Saiba que é uma ótima ideia para você saborear com seus amigos no final de semana e ter aquela ótima conversa. Até então, é considerada a bebida mais antiga em toda a história da humanidade.

    Banner Espaçamento

    O que é hidromel?  

    É um líquido fermentado, assim como o vinho. Todo o processo é feito a partir da transformação do açúcar presente no mel em álcool. Pela grande semelhança no processo de transformação e por ser uma bebida fermentada, o drinque também recebe o nome de vinho de mel.   

    A sua principal base da bebida é a água, mel e o auxílio de leveduras. Além disso, pode ser aromatizado com diversas especiarias, frutas, como por exemplo limão, laranja e etc.  

    O álcool presente no líquido pode variar, de acordo com o seu ABV, podendo ser de 4% até 15%. Mas, uma quantia pequena de ABV, ou seja, próximo de 4% até 8% pode se considerar um hidromel mais tranquilo de se beber em relação a sua quantidade de álcool, quanto maior a sua porcentagem mais doce se torna a bebida e com mais teor de ABV presente ali.   


    Qual a origem do hidromel?
       

    O líquido teve seu surgimento e consumo por volta de 300 a.C., muito consumido na China, Índia, Egito e Grécia. Segundo documentos e fatores observados, os primeiros consumos do hidromel ocorreram na Índia e na China.   

    Desse modo, é possível observar que não se sabe ao certo qual foi a localidade e a data exata do surgimento do líquido. Mas, existem muitos estudos e relatos de que o responsável pela primeira criação da fórmula foi Aristeu. Com o passar dos tempos a bebida foi ficando famosa, principalmente na Grécia, e inicialmente tinha o nome de “melikraton”.    

    O seu nome mudava de acordo com a localidade. Por exemplo em Roma a bebida era conhecida como “água mulsum”. Ainda, muitos outros povos consumiam o mesmo, sendo os celtas, saxões e os vikings, considerados como grandes propagadores do hidromel, bebiam em chifres, o que também favoreceu para que o drinque se tornasse mais famoso.   

    Se tornou uma bebida muito popular na mitologia nórdica e presente em muitas lendas. A principal lenda acerca da bebida, é a de um líquido com poderes mágicos, que tem o nome de Hidromel da Poesia na lenda.   

    A mesma relata que deuses da mitologia fizeram a criação de um homem com o nome de Kvasir, repleto de saliva de todos os deuses presentes na mitologia nórdica.    

    O mesmo era considerado um homem sábio, e quando teve sua morte, seu sangue foi misturado com mel, no qual teve resultado da bebida alcoólica. A mesma proporciona inteligência para as pessoas, como por exemplo poetas, este é o principal fator que ocasionou o nome da lenda de Hidromel da Poesia.