quinta-feira, abril 18, 2024

Gastronomia da Guatemala

Leia também

28º Batalhão de Caçadores celebra o Dia do Exército Brasileiro

Exposição e apresentação musical marcam as comemorações do Dia...

BeFly Travel Sergipe lança pacote de viagem para as Ilhas Maldivas

A maior rede de agências multimarcas do estado, BeFly...

Aniversário de Brasília: American Cookies aposta em promoção

A rede de cookies investe em campanha promocional para...


A Guatemala é um país localizado na América Central, muito conhecido por ter sido o berço da civilização Maia clássica. Sua capital é a Cidade da Guatemala. A cultura do país tem origem na mistura da etnia dos Maias, que já ocupavam aquele território, e dos espanhóis, que chegaram no século XVI. No entanto, a gastronomia da Guatemala sofre grande influência dos mexicanos.

Os principais ingredientes da culinária guatemalteca são produzidos na própria região. Frutas como o cacau e o abacate têm destaque na culinária local, assim como diversos pimentões, tomates e baunilha.

Há quem diga que dentre todos os países da América Central, a Guatemala é o que possui as comidas mais marcantes e saborosas, com pratos complexos e incorporam muito bem as tradições maias e espanholas.

Banner Espaçamento

Comidas típicas da Guatemala


Elote Loco

Por mais que o nome seja um tanto quanto estranho, o “milho louco” é uma comida de rua muito popular na Guatemala. O elote loco é bem simples, consiste em milho grelhado, coberto de catchup, maionese e queijo.


Fiambre

O fiambre é um tipo de salada bem incrementada, feita principalmente no mês de novembro, durante a celebração do Dia dos Mortos e do Dia de Todos os Santos. Ela pode ser feita com diversos tipos de carnes defumadas, mas principalmente a de porco. Alguns lugares a preparam com dezenas de ingredientes, como variedades de carnes, ovos, peixes, conservas, legumes e especiarias.


Tamales

Os tamales são comuns em toda América Central, inclusive na gastronomia da Guatemala. Eles são feitos a partir de uma massa de milho enrolada na folha de bananeira para cozinhar. Podem ser recheados com carnes, peixes e frutos do mar, mas também é possível ter uma opção vegana, recheada com legumes e vegetais.


Pupusas

As pupusas são extremamente fáceis de encontrar e são acessíveis para todos os bolsos. Elas consistem em uma tortilha de milho mais grossa, recheada com grãos refogados, queijos variados, carnes, peixes, frango ou frutos do mar. Normalmente são servidas acompanhadas de uma salada de repolho com salsa.


Frijoles Volteados

O frijoles volteados é muito comum no café da manhã dos guatemaltecos. Ele consiste em feijão preto refogado e esmagado, formando uma pasta bem grossa, que é usada para passar em pães, tortilhas e torradas.


Pepián de Frango

O pepián de frango foi originado através do mix da cultura maia com a cultura espanhola. Esse guisado picante é considerado o prato mais tradicional da região. Ele contém frutas, legumes, especiarias e principalmente frango. Além disso, ele é comumente servido com arroz e tortilhas.


Tostadas de Macarrão

As tostadas de macarrão são uma espécie de tortilha recheada de macarronada, uma bela dupla de carboidratos. Além da macarronada, também é comum adicionar guacamole, rabanete e cebola. Esse prato é encontrado nas ruas mais movimentadas e substitui facilmente um almoço.


Kak’ik

O kak’ik é um prato que veio direto do túnel do tempo, criado diretamente pela população Maia clássica. Ele consiste em uma sopa de peru, adicionada de tomate, pimenta, hortelã e diversas outras especiarias na região. Ela é tradicionalmente servida com abacate, arroz e tortilhas.

Fizemos um breve texto e sabemos que há outras coisas a se falar sobre a gastronomia da Guatemala. Por isso, se você já visitou o país, conte para nós nos comentários o que ficou faltando na sua opinião!

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock
Foto Destaque – Legenda: Arco de Santa Catalina na cidade de Antígua

Fonte feed: Via Feed Sabor à Vida/b>