quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Pós do Senac EAD em bebidas abre inscrições

Leia também

Pão Recheado com Atum: pra fazer em casa

Rendimento: 12 porçõesTempo de Preparo: 90 minutosCalorias: 175 a...

Aracaju recebe a exposição ‘O Fantástico Mundo Marinho’

Exposição "O Fantástico Mundo Marinho" chega ao RioMar Aracaju...

Pré-Caju 2024 será lançado no dia 22 de março

Durante a solenidade, serão anuciadas a programação e demais...

De acordo com Marcela Abila, coordenadora da área de Sala, Bar e Restaurante do Senac, o aperfeiçoamento na profissão é fundamental, levando em consideração a concorrência do mercado.

“O setor de alimentos e bebidas é muito competitivo e, por isso, a diferenciação é uma estratégia importante para quem deseja se destacar profissionalmente. Um serviço de bebidas diferenciado e que apresenta as características dos produtos é atrativo e gera oportunidades de negócios”, argumenta.

Uma projeção adaptada da Pesquisa Industrial Mensal (PIM 2018), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que o departamento de cerveja e chope produziu 18,5 bilhões de litros em 2020. Apesar de registrar a maior produção nacional, o produto vem perdendo espaço para outros tipos de bebidas disponíveis no mercado.

Nesse sentido, o vinho alcança o patamar de principal concorrente entre consumidores brasileiros. No levantamento realizado pela consultoria Ideal Consulting, o mercado se manteve aquecido nos primeiros cinco meses de 2021. Os vinhos finos registraram um crescimento de 127% nas vendas, em relação ao ano passado. Houve também o aumento de consumo de espumantes – 77% no período avaliado.

Em relação aos modelos de consumo mais recentes, os clubes de assinatura se destacaram no último ano, em razão das regras de distanciamento social que fechou, temporariamente, bares e restaurantes. De acordo com a pesquisa divulgada pela Wine Intelligence, 30% dos consumidores regulares de vinho no Brasil já utilizam lojas virtuais para adquirir o produto, enquanto 59% responderam que pretendem comprar em lojas virtuais.

Marcela analisa que esse setor foi responsável por atrair entusiastas e novos consumidores de bebidas, que desejam conhecer produtos e experimentar diferentes sabores.

“Este também é um campo em que o futuro especialista poderá atuar. Como irá se aperfeiçoar nos aspectos históricos, culturais e sociais relacionados às bebidas, poderá aplicar o conhecimento do curso desenvolvendo conteúdos relativos aos produtos que compõem o clube, por exemplo, agregando um diferencial valioso para a experiência do cliente.”

Na avaliação da especialista do Senac EAD, os profissionais que atuam na área de bebidas ou em cursos de formação, direcionam o conteúdo para os aspectos sensoriais dos produtos. Por isso, a proposta da instituição é disponibilizar uma abordagem mais abrangente.

Para os trabalhadores que reúnem experiência de mercado, o conteúdo oferecido acumulará conhecimentos sobre diferentes produtos, como o chá e o café, por exemplo.

“O público mais experiente se beneficiará do curso, absorvendo um olhar diferente sobre o setor. Além disso, trataremos de uma diversidade grande de produtos o que, sem dúvida, será atrativo para quem, atualmente, trabalha com apenas uma opção de bebida”, observa.

Uma das dúvidas mais frequentes entre as pessoas que desejam se especializar é sobre as alternativas de atuação profissional. Marcela esclarece que esse mercado está aquecido com várias oportunidades em potencial:

  • Comércio e serviço de bebidas (bares, restaurantes, hotéis, eventos, lojas e importadoras);
  • Representação de indústrias e produtores;
  • Organização de eventos;
  • Prestação de consultorias e treinamentos;
  • Desenvolvimento de roteiros turísticos;
  • Pesquisa e desenvolvimento de conteúdo para imprensa especializada e redes sociais, por exemplo.

As inscrições para a pós-graduação de Bebidas: mercado, cultura e sociedade estão abertas e terminam no dia 30 de julho. Detalhes sobre as disciplinas e documentação necessária na inscrição podem ser verificados na página do Senac EAD.

Fonte feed: Via Feed Beer Art