quinta-feira, março 28, 2024

Cinco hotéis incríveis em São Miguel dos Milagres, em Alagoas

Leia também

Chef Gabriel Pita prepara pudim de pistache com azeite de oliva extra virgem

A Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de...

Sergipe é o 3º do NE em geração de empregos nas micro e pequenas empresas

Os pequenos negócios de serviços e construção são os...

Bombril fecha acordo de parceria com a Fundação Getúlio Vargas

Com o propósito de colaborar para o desenvolvimento da...

Encontros com Sr. Coelho alegram o feriadão da Páscoa em Aracaju

Sessões de fotos serão realizadas no Shopping Jardins, de...

Piscina da Pousada Haya em São Miguel dos Milagres

Piscina na frente do mar e ao redor da natureza da Pousada Haya, em São Miguel dos Milagres (Foto: reprodução)

Estrela da Costa dos Corais, um dos trechos mais bonitos do litoral brasileiro, São Miguel dos Milagres, em Alagoas, tem sua definição muito particular de luxo. Sofisticação, por lá, é valorizar a natureza ao redor, o mar de muitos tons de azul e verde, as piscinas naturais formadas pelos arrecifes e os quilômetros de coqueirais que se estendem em frente às praias ainda selvagens. E esse espírito foi captado pelas pousadas boutique que ajudam a fazer a fama deste lugar.

As melhores opções de hospedagem de São Miguel parecem seguir uma fórmula de sucesso. Todos apostam em poucos e aconchegantes quartos ou bangalôs, em design que se equilibra entre o sofisticado e o rústico e no clima pé na areia, com acesso rápido e fácil à praia. A maioria fica na Praia do Toque, onde se formam algumas das piscinas naturais mais famosas não apenas de São Miguel, mas de todo o estado.

A boa gastronomia é outra característica da hotelaria da cidade. Em geral, os estabelecimentos costumam abrir seus restaurantes também a não-hóspedes, e se tornam, eles mesmos, algumas estrelas da cena local. Sair para jantar por ali, aliás, é sempre uma oportunidade para conhecer outro hotel ou pousada e, quem sabe, começar a planejar uma próxima viagem. Confira cinco pousadas e hotéis que valem a pena na região:

Uma das primeiras pousadas boutique a chamar a atenção do público em São Miguel dos Milagres, a Pousada do Toque tem 17 acomodações, entre chalés e suítes, todas bem amplas, com varanda, ar condicionado e rede. Destas, quatro ostentam piscinas privativas. É o caso da Suíte Bem Te Vi, com 160 metros quadrados, e o Chalé Toque Toque, com 130 metros quadrados, as duas maiores unidades da pousada. A decoração varia de quarto para quarto, mas segue uma identidade única para todos, combinando elementos daquele ambiente praiano com outros de design mais moderno e urbano.

Localizada em frente à Praia do Toque, uma das mais bonitas e vazias de São Miguel, a pousada também oferece aos hóspedes um restaurante criativo, com grande foco nos frutos do mar, comandado pelo chef Nilo Burgarelli (que é um dos donos da pousada ao lado de sua mulher, Gilda). E, para os clientes que quiserem se arriscar nas panelas, há um espaço gourmet disponível.

Parte das receitas do chef Nilo é feita com ingredientes saídos da horta orgânica da própria pousada. A preocupação ambiental aparece também no cuidado com a piscina, que é tratada sem cloro. A pousada oferece aos hóspedes spa, sauna, quadra de tênis, bicicletas e uma biblioteca.
Rua Felisberto de Ataíde, s/n°, Povoado do Toque, São Miguel dos Milagres (AL). Tel: (82) 3295-1127 / (82) 9928-2058.

Também na Praia do Toque, mas um pouco afastada do mar (para chegar até a areia, é preciso caminhar por um coqueiral), a Casa Acayu tem 13 acomodações, sendo três tipos de bangalôs premium. A categoria mais alta inclui uma piscina privativa. Da decoração ao atendimento, tudo tem o dedo de Alírio e José Carlos, o casal de portugueses que é dono do empreendimento. O contato deles com os hóspedes costuma ser uma das características mais elogiadas da pousada.

O café da manhã é servido a qualquer hora do dia, num espaço de frente para o mar. O restaurante, aliás, é um dos destaques da pousada, com receitas portuguesas e mediterrâneas feitas com ingredientes locais. Os hóspedes podem também aproveitar a academia de ginástica e um bangalô para massagens. A Casa Acayu não aceita crianças menores de 14 anos.
Sítio da Praia, 245, Povoado do Toque, São Miguel dos Milagres (AL). Tel: 99188-5717.

Escondida em meio a um coqueiral gigante, a Villas Taturé está num dos pedaços mais reservados da Praia do Toque. São pelo menos 1,2 km de faixa de areia em frente ao paredão de coqueiros onde o hotel parece se esconder. Apenas três caminhos entre as árvores indicam que, atrás delas, há alguma coisa.

E o que existe? Seis chalés, cada um de um jeito, com confortáveis e amplas suítes. Em alguns deles, com piscina privativa, como na Flamands, que é rodeada por uma cerca de madeira, como uma casa sertaneja, ou a St. Barths, a mais sofisticada delas, com dois andares e piscina na cobertura. Cada chalé tem um posto avançado próximo à praia, onde funcionários do hotel servem comidas e bebidas.
Sítio Taturé, s/n, Zona Rural, São Miguel dos Milagres (AL). Tel: (82) 98134-2804.

Os nove bangalôs da Pousada da Amendoeira, outra opção na Praia do Toque, formam uma espécie de jardim. Seus nomes: Jasmim Estrela, Palmeira do Viajante, Piracanta, Cipó Rosa, Aroeiras, Bananeira de Jardim, Alamanda, Primavera e Flor de São Miguel. Em três delas, há ofurôs na área externa, mas fora do alcance dos outros hóspedes. E uma, a Palmeira do Viajante, conta com sua própria piscina, a única da pousada. E todos os hóspedes têm acesso ao deck em frente à praia, com espreguiçadeiras e redes amarradas em coqueiros.

A pousada conta com uma pegada de sustentabilidade muito forte. Os bangalôs foram projetados com janelões de vidro para aproveitar ao máximo a entrada de luz natural. E no teto de cada um deles, um conjunto de placas e energia solar. Há também uma área para compostagem, transformando as sobras de comida do restaurante em adubo para a horta orgânica, de onde saem ingredientes para o restaurante.
Praia do Toque, 7, São Miguel dos Milagres (AL). Tel: (82) 99902-8803.

Ela fica na Praia do Riacho, que tem esse nome, obviamente, por causa de um riacho que deságua ali. São sete chalés ao todo na Pousada Haya, todos com piscina privativa. Por fora, os bangalôs parecem simples, com paredes de cimento queimado e cercas feitas de pedaços de madeira fininhos e desalinhados, remetendo ao estilo das casas do interior do Nordeste. Dentro deles, no entanto, percebe-se a sofisticação da decoração, combinando design moderno com elementos rústicos.

O restaurante da pousada, o Banami, tem o cardápio assinado pelo chef Wanderson Medeiros, que utiliza ingredientes locais e da própria horta em suas receitas. Os peixes e frutos do mar, por exemplo, são comprados diariamente, direto dos pescadores da região.
Sítio Povoado de Riacho de Antônio Dias, s/n, Zona Rural, São Miguel dos Milagres (AL). Tel: (82) 99122-3987.

Fonte feed: Via Feed Viagem e Gastronomia