sexta-feira, março 29, 2024

Soluços podem ter origem à mesa, como exagero nas refeições e bebidas alcoolicas

Leia também

RioMar Aracaju promove ação em homenagem a grandes referências sergipanas

RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe Iniciativa...

Bares e restaurantes se preparam para o feriado da Páscoa

Os empreendedores têm a oportunidade de oferecer um cardápio...

Mundo joga fora mais de 1 bilhão de refeições por dia, segundo a ONU

O desperdício de alimentos continua a prejudicar a economia...

Chef Gabriel Pita prepara pudim de pistache com azeite de oliva extra virgem

A Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de...

O presidente Jair Bolsonaro procurou atendimento médico, na manhã desta quarta-feira (14), após sofrer com soluços permanentes. Entre outras causas, o soluço pode ter origem no exagero em refeições e bebidas alcoolicas.

Enquanto médicos investigam as causas do desconforto do político, as explicações possíveis se espalham nas redes sociais, algumas, inclusive, equivocadas.

O soluço é uma descoordenação do diafragma, o músculo que divide o tórax do abdômen. Por isso, algumas vezes, está ligado ao que comemos e como nos comportamos à mesa.

Débora Poli, médica gastroenterologista do Hospital Santa Paula, explica que o espasmo, aquela contração fora do normal do músculo, provoa o fechamento da glote, prejudicando a passagem de ar nos pulmões e fazendo com que a gente soluce.

Exagerar na refeição ou comer rápido demais, consumir  bebidas alcoólicas ou bebidas carbonatadas (cerveja, refrigerante e mesmo água com gás) e misturar alimentos muito quentes com outros muito frios podem provocar espasmos involuntários do diafragma.

Em casos mais graves, os soluços podem ser consequência de refluxo, esofagite e laringite. Segundo Débora, as causas exatas dos espasmos não são conhecidas. “O que se sabe é que existe um nervo que controla os movimentos do diafragma e, por isso, ‘qualquer estímulo a mais pode gerar soluço’”, completa.

Fonte feed: Via Feed Revista Menu