terça-feira, abril 16, 2024

Especialização proporciona olhar sociocultural sobre a gastronomia

Leia também

Considerada um patrimônio cultural, a gastronomia é um dos principais atrativos turísticos do mundo e carrega elementos de identificação da história e da tradição de um povo. Mais do que a simples função de alimentar, a comida evidencia uma identidade, reunindo cores, aromas, texturas e sabores diversos.

No Brasil, a riqueza gastronômica é vasta e democrática, já que cada região apresenta diferentes costumes, alimentos, formas de preparo, saberes, rituais e celebrações. Entre algumas delas está o modo artesanal de fazer queijo nas regiões do Serro, da Serra da Canastra e do Salitre, no estado de Minas Gerais; o ofício das baianas do acarajé, na Bahia; a diversidade do sistema agrícola do Rio Negro, com base nas tradições indígenas, no Amazonas; entre outros patrimônios nacionais.

Além de viajar para conhecer pessoalmente cada uma dessas peculiaridades, é possível se aprofundar na dimensão cultural das práticas alimentares e gastronômicas, aprendendo sobre os diferentes processos históricos e identitários relacionados à alimentação, na pós-graduação Gastronomia: história e cultura, do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, que está com inscrições abertas até o dia 3 de setembro.

O profissional com essa especialização adquire a capacidade de pensar a gastronomia de maneira global e sistemática ao ter contato com conteúdos que abordam não apenas a história, a antropologia e a sociologia, mas também a economia e as políticas de abastecimento, a questão da produção de alimentos com certificação de origem, as formas orgânicas e convencionais de produção, as tecnologias industriais e artesanais de fabricação, as tipologias e formas de organização dos empreendimentos e a construção de roteiros gastronômicos.

Programa de Descontos
A instituição oferece descontos de até 20% para ex-alunos Senac e egressos de cursos de graduação da rede pública que tenham concluído cursos ou participado de atividades a partir de janeiro de 2018. O desconto também é válido para quem tenha participado do Enem, com nota superior a 501 pontos. Esse benefício não será válido caso você tenha participado como treineiro.

Além disso, proprietários, empregados e respectivos dependentes de empresas contribuintes do Senac e os candidatos ligados aos sindicatos filiados à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) também poderão ter acesso a descontos. Os descontos ofertados não são acumulativos.

O Senac também oferece a opção de pagamento estendido. O estudante finaliza o curso em 12 meses, mas pode realizar o pagamento em até 24 meses (exceto alguns cursos nas áreas de odontologia, saúde e bem-estar, meio ambiente e segurança e saúde no trabalho, que têm durações e opções de parcelamento maiores).

Para obter informações sobre o Programa de Descontos, acesse o site: www.sp.senac.br/descontos-e-parcelamentos/pos-e-extensao-universitaria.

Serviço:
Pós-graduação Gastronomia: história e cultura
Centro Universitário Senac – Campos do Jordão
Inscrições: até 3 de setembro de 2021
Informações: www.sp.senac.br/posgraduacao
Endereço: Avenida Frei Orestes Girardi, 3.549 – Vila Capivari
Campos do Jordão/SP

Fonte feed: Via Feed Gastromania