quinta-feira, março 28, 2024

Fazenda no interior de Minas guarda cenários bucólicos e programas para toda família

Leia também

Chef Gabriel Pita prepara pudim de pistache com azeite de oliva extra virgem

A Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de...

Sergipe é o 3º do NE em geração de empregos nas micro e pequenas empresas

Os pequenos negócios de serviços e construção são os...

Bombril fecha acordo de parceria com a Fundação Getúlio Vargas

Com o propósito de colaborar para o desenvolvimento da...

Encontros com Sr. Coelho alegram o feriadão da Páscoa em Aracaju

Sessões de fotos serão realizadas no Shopping Jardins, de...

Fazenda do Serrote, um convite perfeito para uma pausa na vida corrida em Minas Gerais (Foto: CNN Viagem&Gastronomia)

Rodeada de natureza e fácil acesso à interação com os animais, a sensação é que a vida no campo passa devagarinho, algo que parece muito distante da rotina agitada das grandes cidades. Buscar esta pausa, sobretudo em tempos de pandemia, virou uma necessidade, ainda mais para as crianças.

E é nesse ritmo calmo e despreocupado que segue a Fazenda do Serrote, hotel-fazenda histórico, pertinho de Santo Antônio do Aventureiro, em Minas Gerais – pouco mais de uma hora de carro de Juiz de Fora e próximo da divisa com o Rio de Janeiro. Instalada numa charmosa e aconchegante propriedade de 1905, que foi ampliada e restaurada para abrigar as acomodações, a impressão é a de estar hospedada na casa dos donos Ana Paula Vasconcelos e Flávio Lira, e não em um hotel.

Fazenda do Serrote, Minas Gerais (Foto: Daniela Filomeno)

O casal transformou a fazenda em seu próprio lar e pode ser descrita como um projeto de vida dos dois anfitriões. Antiga fazenda de café no seio da Zona da Mata Mineira, a propriedade estava em ruínas até 1996, ano em que foi comprada por ambos. A família de Ana Paula era da região e tinha o sonho de voltar para estas terras, fato que ajudou na aquisição da fazenda. Já Flávio enxergou no patrimônio um projeto de sustentabilidade e preservação.

“Já plantamos 40 mil árvores”, conta enquanto aponta para a pequena serra ao lado da Areia Branca, nome do lago e manancial de água pura que abastece a fazenda. Interessante é notar que Flávio transmite com cuidado seus ensinamentos aos funcionários, que mais parecem uma grande família.

Assim, os cuidados na propriedade de 380 hectares também estão nos detalhes. A decoração é rústica e graciosa: há muita madeira e couro, além de vários elementos da cultura brasileira espalhados pelos cômodos. Ao todo, são 23 quartos, divididos entre o casarão principal – branco, de dois andares e muitos janelões – e duas casinhas, a Casa da Venda e a Vila do Sossego. Decoradas com charme e conforto, com mobiliário colonial e jeitinho de casa de vó, as suítes são diferentes umas das outras e possuem personalidade própria, que te transportam para um tempo distante, mais simples e sereno.

No casarão principal, um amplo salão de refeições é requintado com lustres de cristais e painéis pintados à mão pela artista francesa Dominique Jardy, a mesma de ilustrações do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, que presenteou o casal com paisagens da fazenda.

As áreas comuns com sofás e poltronas são um convite para o descanso dos pais enquanto os pequenos correm descalços livremente pelo gramado. No hotel-fazenda não há sinal de celular, assim como não existem televisões nos quartos. Pode parecer agoniante num primeiro momento, mas a conexão ali é outra: a com a natureza e o essencial. Porém, caso necessário, há TVs e Wi-Fi disponíveis nas áreas comuns do casarão.

Interação com os animais é ponto forte na Fazenda do Serrote (Foto: CNN Viagem&Gastronomia)

Entre os cenários, a Fazenda do Serrote reserva vários cantinhos e áreas com diversão garantida para crianças e adultos. Piscinas aquecidas, jacuzzis, quedas d’água e lago com prainha de areia – opção para banho natural de água doce limpa e esportes como stand up paddle – completam a programação junto de caminhadas, pescaria e arvorismo. As cavalgadas na fazenda também são famosas, guiadas pelo próprio dono Flávio, que vai contando histórias e mostrando as riquezas do local.

A interação com os animais é outro capítulo à parte: a fazendinha conta com cabritos, galinhas, porquinhos da índia, porcos e coelhos, para listar alguns. É encantador ajudar os pequenos a tirar o leite da vaca e ainda alimentar com as próprias mãos os cabritinhos – momento importante para eles e para nós.

Quer relaxar? Casinhas à beira do lago proporcionam massagens deliciosas ao som da água da fonte. A tranquilidade também pode te convidar para uma leitura, em que se pode usar a biblioteca arejada pelos grandes janelões do segundo andar do casarão ou ainda deitar nas redes e espreguiçadeiras nas áreas de lazer.

O silêncio que impera ao longo do dia entremeado ao som dos pássaros só é interrompido pelo tilintar do sino: é hora de se deliciar com iguarias mineiras, quase todas produzidas na própria fazenda ou vindas de pequenos produtores da região, como apetitosos pães, queijos e bolos artesanais. As guloseimas saem das mãos da chef Luzia Zoffoli, que comanda a cozinha dali há mais de duas décadas. Comida caseira com tradições mineiras é o que não falta, já que todas as refeições, que incluem também lanche da tarde e cardápio infantil, estão inclusas nas diárias.

Fazenda do Serrote oferece vida na fazenda sem parecer que se está hospedado em um hotel (Foto: Daniela Filomeno)

À noite, o céu limpo possibilita que a lua abrilhante a propriedade e que as estrelas cintilantes deem um toque a mais de hospitalidade. Não é à toa que artistas, músicos, poetas e celebridades enchem as páginas do livro de ouro com as mais apaixonadas declarações pelo lugar. A Fazenda do Serrote é assim: uma vida de fazenda sem parecer que se está hospedado em um hotel, com vivência e interação com animais soltos, pé na grama e comida simples, mas extremamente reconfortante. Assim como os adultos, as crianças sentem-se livres, mas o mais importante: saem dali felizes.

Fazenda do Serrote
Zona Rural, Santo Antônio do Aventureiro – MG.
Telefone: (21) 98932-3536. WhatsApp:(21) 3243-5659 ou (32) 3296-1313.
Site: www.fazendadoserrote.com.br


Fonte feed: Via Feed Viagem e Gastronomia