20 maio2022

    Vinho é tema de live sobre a Serra da Mantiqueira

    Leia também

    ‘Papo de Jardim’ promove roda de conversa sobre maternidade

    Encontro tem acesso gratuito e acontece na quinta-feira, 19...

    Vailton Linhares comemora 10 anos de sucesso cerimonial

    Nesta quinta-feira, 19, o cerimonialista Vailton Linhares reúne familiares,...

    GBarbosa terá ação no Dia da Coxinha, 18 de maio

    Crocante por fora e bastante recheada por dentro, a coxinha...

    Neste período, em que o distanciamento social se faz necessário, o projeto ganhou uma versão online: o Saberes Virtuais – Safras da Mantiqueira. Em uma série de lives mensais, o público poderá conhecer a sazonalidade do território culinário da Mantiqueira por meio de suas safras.

    Com curadoria de professores e alunos do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, será possível compreender a influência do terroir (clima, solo, biodiversidade, entre outros elementos) nos ingredientes, relacionar território e identidade territorial a produtos de origem, compreender aspectos sociológicos e antropológicos no contexto da alimentação, conhecer questões relacionadas à sustentabilidade, saudabilidade e sazonalidade, compreender impactos dos aspectos histórico-culturais na produção regional de alimentos, entender a importância do turismo gastronômico como vetor de desenvolvimento local, entre outros aspectos.

    A live de agosto, na última quarta-feira do mês (25/8), às 20h, terá como tema Vinhos de Inverno: especialidade da Mantiqueira e debaterá a safra das uvas Vitis Viníferas (mais conhecidas por parreira), por meio da produção das diversas vinícolas paulistas e mineiras da Serra da Mantiqueira. Serão apresentados detalhes da produção de vinhos de colheita de inverno, técnica típica da viticultura da região, denominada dupla poda. Também serão abordadas as iniciativas do Empório dos Mellos na divulgação dos vinhos da região e o potencial do turismo enogastronômico na Serra da Mantiqueira. Participarão da live o gerente do Empório dos Mellos, o sommelier Francisco Lima, e o professor do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, Fernando Almeida.

    Até o fim do ano, outros ingredientes regionais serão apresentados no Saberes Virtuais – Safras da Mantiqueira. Todas as lives serão transmitidas pelo canal do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão no YouTube.

    Pós-graduação

    Aos interessados em se aprofundar no universo da gastronomia, o Centro Universitário Senac – Campos do Jordão está com inscrições abertas, até o dia 3 de setembro, para o curso de pós-graduação Gastronomia: história e cultura. Informações podem ser consultadas no Portal Senac.

    Programa de Descontos

    A instituição oferece descontos de até 20% para ex-alunos Senac e egressos de cursos de graduação da rede pública que tenham concluído cursos ou participado de atividades a partir de janeiro de 2018. O desconto também é válido para quem tenha participado do Enem, com nota superior a 501 pontos. Esse benefício não será válido caso você tenha participado como treineiro.

    Além disso, proprietários, empregados e respectivos dependentes de empresas contribuintes do Senac e os candidatos ligados aos sindicatos filiados à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) também poderão ter acesso a descontos. Os descontos ofertados não são acumulativos.

    O Senac também oferece a opção de pagamento estendido. O estudante finaliza o curso em 12 meses, mas pode realizar o pagamento em até 24 meses (exceto alguns cursos nas áreas de odontologia, saúde e bem-estar, meio ambiente e segurança e saúde no trabalho, que têm durações e opções de parcelamento maiores).

    Para obter informações sobre o Programa de Descontos, acesse o site: www.sp.senac.br/descontos-e-parcelamentos/pos-e-extensao-universitaria.

    Fonte feed: Via Feed Beer Art