sábado, março 2, 2024

Receita de vaca atolada para você se deliciar em casa

Leia também

A clássica combinação de mandioca com costela bovina rende um prato suculento e delicioso – Acervo CyberCook

A vaca atolada é aquela refeição gostosa que dá vontade de comer sem parar. É a clássica combinação de mandioca com costela bovina, que rende um prato suculento e delicioso.

Vamos te ensinar a fazer essa receita. Confira abaixo:

Gordura boa é com moderação

A costela bovina é um corte que tem bastante gordura entremeada, ou seja, no meio das fibras da carne, por isso os principais preparos rendem um prato bem suculento.

No entanto, sabemos que o excesso de gordura não é saudável, por isso, é importante consumir a costela com bastante equilíbrio.

A receita base deste prato leva também a mandioca que faz o preparo render bastante, sendo a refeição ideal para reunir a família.

Receita de vaca atolada

Essa é a receita de fazer panelada, por isso, é importante caprichar bastante nos temperos para que a carne e a mandioca absorvam bem todos os sabores.

Ingredientes:

  • Costela de Boi 1 quilo
  • Cebola 2 unidades
  • Alho 6 dentes
  • Caldo de carne 2 tabletes
  • Óleo de soja a gosto
  • Mandioca 800 gramas
  • Cheiro-verde a gosto

Como fazer vaca atolada

Tempere a carne com alho e sal e coloque no fogo, em uma panela de pressão sem a tampa com o óleo quente para dourar a carne (se você achar que irá ficar muito cheia a panela, frite metade, reserve e depois frite a outra metade). A carne deve ficar bem dourada e fritinha de todos os lados, mas não deixe queimar.

Depois disso, adicione a cebola e o alho para também dar uma dourada, sempre mexendo. Coloque o caldo de carne e ponha água na panela, cobrindo as carnes para cozinhar em pressão. Feche a panela de pressão e quando começar a chiar, deixe cozinhar por 40 minutos.

Cozida a carne, coloque a mandioca em pedaços, para cozinhar dentro da panela (se precisar, coloque um pouco de água, mas se ela custa a cozinhar pode jogar bastante, sem medo). O caldo da costela vai ficar um pouco mais grosso, então, vale ficar atento para ver se não precisa de mais água para evitar grudar no fundo da panela. Na hora de servir fica sensacional acrescentar cheiro verde bem fresquinho.

Há outras formas de preparar este prato. Cnfira algumas versões para experimentar:

Vaca Atolada Simples
Vaca Preta Batida
Vaca Atolada Clássica
Vaca Atolada na panela de ferro

Carnes magras, fazendo o contraponto da costela

Nós sabemos que a costela bovina é uma carne com bastante gordura, por isso não é saudável comer todo dia. Então é importante saber quais os cortes mais magros para você ter a sua dieta bem equilibrada.

Talvez o corte magro mais saboroso seja o filé mignon, mas sabemos também que não é dos mais em conta, então, é ideal que busquemos outros tipos e deixemos o filé para aquelas ocasiões especiais.

Então, que tal apostar na alcatra, que é bem mais barata e combina demais com churrascos ou mesmo bifes? Também tem a maminha, que é quase que uma extensão da alcatra, porém mais macia. É ótima para fazer assada no forno ou acompanhar a alcatra num churrascão.

O patinho é uma das carnes mais magras do boi, porém bem mais dura, por isso o ideal é usar moída, de preferência para fazer almôndegas e hambúrgueres, assim conseguimos extrair mais suculência do corte.

Para finalizar tem o clássico músculo, perfeito para fazer carne de panela com batata, receita tradicional nas casas brasileiras.

Bom apetite.

CyberCook

Em parceria com CyberCook

O CyberCook é uma plataforma de culinária com mais de 90 mil receitas dedicadas a inspirar e facilitar a vida das pessoas.

Fonte feed: Via Feed Catraca Livre