quinta-feira, abril 18, 2024

Comidas típicas do Brasil: diversidade de sabores

Leia também

28º Batalhão de Caçadores celebra o Dia do Exército Brasileiro

Exposição e apresentação musical marcam as comemorações do Dia...

BeFly Travel Sergipe lança pacote de viagem para as Ilhas Maldivas

A maior rede de agências multimarcas do estado, BeFly...

Aniversário de Brasília: American Cookies aposta em promoção

A rede de cookies investe em campanha promocional para...

Centro Universitário Senac – Campos do Jordão está com inscrições abertas para especialização que estuda cultura e história da gastronomia

Com um território tão extenso e diferentes influências culturais de povos estrangeiros, a culinária brasileira é uma mistura de aromas, cores e sabores. No Norte temos o peixe assado e o pato no tucupi, no Nordeste, o acarajé e a carne de sol; no Centro-Oeste, a galinhada e o arroz com pequi; no Sudeste a feijoada e o tutu do feijão, e no Sul, o barreado e o churrasco.

As comidas típicas representam os costumes de cada região, todas carregadas de muitas tradições. “Essa diversidade é fruto da grande extensão do nosso país, de sua diversidade climática, de relevo e de solos, bem como das diferenças de ocupação econômica e povoamento de nossas regiões”, afirma Ricardo Barbosa, professor do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão.

Além de viajar pelo país para conhecer pessoalmente cada uma dessas peculiaridades, é possível se aprofundar na dimensão cultural das práticas alimentares e gastronômicas, aprendendo sobre os diferentes processos históricos e identitários relacionados à alimentação, na pós-graduação Gastronomia: história e cultura, do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, que está com inscrições abertas até o dia 3 de setembro.

Nessa especialização, o profissional adquire a capacidade de pensar a gastronomia de maneira global e sistemática ao ter contato com conteúdos que abordam não apenas a história, a antropologia e a sociologia, mas também a economia e as políticas de abastecimento, a produção de alimentos com certificação de origem, as formas orgânicas e convencionais de produção, as tecnologias industriais e artesanais de fabricação, as tipologias e formas de organização dos empreendimentos e a construção de roteiros gastronômicos.

Mais informações sobre a pós-graduação Gastronomia: história e cultura podem ser consultadas no Portal Senac: www.sp.senac.br/camposdojordao.

Programa de Descontos

A instituição oferece descontos de até 20% para ex-alunos Senac e egressos de cursos de graduação da rede pública que tenham concluído cursos ou participado de atividades a partir de janeiro de 2018. O desconto também é válido para quem tenha participado do Enem, com nota superior a 501 pontos. Esse benefício não será válido caso você tenha participado como treineiro.

Além disso, proprietários, empregados e respectivos dependentes de empresas contribuintes do Senac e os candidatos ligados aos sindicatos filiados à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) também poderão ter acesso a descontos. Os descontos ofertados não são acumulativos.

O Senac também oferece a opção de pagamento estendido. O estudante finaliza o curso em 12 meses, mas pode realizar o pagamento em até 24 meses (exceto alguns cursos nas áreas de odontologia, saúde e bem-estar, meio ambiente e segurança e saúde no trabalho, que têm durações e opções de parcelamento maiores).

Para obter informações sobre o Programa de Descontos, acesse o site: www.sp.senac.br/descontos-e-parcelamentos/pos-e-extensao-universitaria.

Serviço:

Pós-graduação Gastronomia: história e cultura

Centro Universitário Senac – Campos do Jordão

Inscrições: até 3 de setembro de 2021

Endereço: Avenida Frei Orestes Girardi, 3.549 – Vila Capivari

Campos do Jordão/SP

Informações: www.sp.senac.br/camposdojordao

Senac 75 anos. Temos um mundo para transformar

Completando 75 anos em 2021, o Senac São Paulo celebra uma trajetória de aprendizados e conquistas, reforçando seu compromisso no desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Referência em educação profissional, a instituição oferece cursos livres, técnicos, ensino médio técnico, e ensino superior (graduação, pós-graduação e extensão universitária), nas modalidades presenciais e a distância, em diferentes áreas do conhecimento. Além disso, coloca o seu atendimento corporativo à disposição de organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Com 63 unidades educacionais, a instituição está presente em todo o Estado de São Paulo. São 17 unidades na capital; cinco na Grande São Paulo; duas no litoral; 36 no interior; três campi do Centro Universitário Senac, sendo um no bairro Santo Amaro, na capital, e dois no interior, que formam o complexo educacional com os hotéis-escola Senac em Águas de São Pedro e em Campos do Jordão. A instituição conta, ainda, com a Editora Senac São Paulo.

#Senac75. Temos um mundo para transformar.

Conheça um pouco mais dessa trajetória no portal do Senac São Paulo: www.sp.senac.br/nossa-historia-75-anos.