terça-feira, outubro 3, 2023

A inquieta Artegiano

Leia também

Inquietude. Estado de quem demonstra falta de sossego; que não consegue repousar; sem tranquilidade. Foi esse bom ‘mal’ que acometeu o jovem chef pizzaiolo Flávio Azevedo na Artegiano Pizzeria, e é só observar a linha do tempo nesses 2 agitados anos de vida do seu restaurante pra entender.

Suas pizzas, de característica napolitana, trazem toda leveza da fermentação natural, que faz com que você coma uma pizza inteira e ainda sim tenha vontade de correr uma meia maratona na Orla de Atalaia. A técnica e a busca do aprimoramento dela é a base dessa inquietação, que se segue com os ingredientes que Flávio caça com seu radar apurado. Queijos dos mais variados visitam a cidade pela primeira vez e o aeroporto de chegada é a Artegiano: Duzu, Fior di Latte, Boursin de Cabra são exemplos. Sobre elas outros ingredientes que tiram a gente de casa pra provar: como o vegetal Frialieli, tomates cerejas amarelos, molho de tomate San Marzano, a tradicional linguiça Castelões, de tradicional família italiana produzida desde 1889.

Gnocchis feitos na casa também se aproveitaram da tecnologia da leveza de suas farinhas. Além deles, raviólis com recheios incríveis, pennes, conchiglionis recheados com camarão, parpadelles ao molho de Grana Padana com filé ao demi glace,  bucattini, macheroni, o Stupendo Polpetone recheado com fior di latte, e muito mais.

O muito mais eu vou colocar na conta das lasanhas. A de bolonhesa com molho bechamel é simplesmente sensacional. Vale a visita.

SERVIÇO

Onde: Rua Niceu Dantas, 330 – Atalaia. Dentro do Carrara Food Park

Preços: pizzas inteiras custam aprox. R$ 50; uma lasanha com 500g, R$ 32‑‑

Coisa boa: Veganos encontram lá um mundo que vai além das cansadas preparações.

Uma coisa excelente: o risoto de Duzu com carré de cordeiro (ao ponto, por favor).

Como pagar: dinheiro e cartões

Estacionamento: dependendo do dia, fácil. Dependendo do dia, difícil. Depende do dia.

Funcionamento: abre todos os dias a partir das 17h30.