20 maio2022

    Gnocchi da Fortuna: conheça a lenda e aprenda a fazer uma boa massa

    Leia também

    ‘Papo de Jardim’ promove roda de conversa sobre maternidade

    Encontro tem acesso gratuito e acontece na quinta-feira, 19...

    Vailton Linhares comemora 10 anos de sucesso cerimonial

    Nesta quinta-feira, 19, o cerimonialista Vailton Linhares reúne familiares,...

    GBarbosa terá ação no Dia da Coxinha, 18 de maio

    Crocante por fora e bastante recheada por dentro, a coxinha...

    Saiba onde provar deliciosas receitas de gnocchi para aproveitar a celebração do dia 29

    De acordo com a lenda, em um dia 29 no século IV, um santo cristão chamado São Pantaleão, estava faminto e vagava por um vilarejo italiano a procura de um quente e gostoso prato de comida, até que, disfarçado de andarilho, bateu à porta de uma casa pedindo comida. A família deixou o estranho entrar e mesmo com pouca quantidade de comida, compartilhou seu jantar com ele. Era um gnocchi, que foi dividido igualmente por todos, rendendo sete unidades para cada um. Ele se alimentou e em troca da gentileza, deixou uma lembrança aos anfitriões. Ao recolher os pratos, a família se deu conta de muitas moedas de ouro embaixo de cada louça.

    Essa história lendária rodou o mundo e acabou se transformando em uma simpatia. O ritual diz que todo dia 29 a pessoa deve colocar dinheiro debaixo do prato e, em pé, colocar sete unidades de gnocchi e comer uma a uma. Para cada massinha é feito um pedido diferente. Depois disso, o dinheiro deve ficar guardado até o próximo dia 29, quando poderá ser usado ou doado para alguém que precisa.

    E para entrar no clima dessa famosa simpatia, aprenda a fazer uma receita de gnocchi tradicional:

    GNOCCHI DE BATATAS

    Rendimento: 7 porções

    MASSA:

    1,5 kg de batata Asterix (cerca de 8 unidades média);

    2 gemas;

    Sal, a gosto;

    700 g Farinha de trigo

    MODO DE PREPARO

    • Lave, descasque e corte as batatas em pedaços de cerca de 3 cm.

    • Coloque as batatas em uma panela, cubra com água e adicione uma colher de sopa de sal e leve a fervura. Ferva por 25 minutos, ou até ficarem completamente cozidas – espete com um garfo para conferir o ponto. A batata deve escorregar devagar das costas do garfo.

    • Escorra bem as batatas e as esprema. Coloque as batatas na geladeira para refrigerarem antes de continuar o procedimento. Quando já estiverem frias, retire da geladeira e faça um monte com as batatas, deixando um buraco no meio. Adicione as gemas e o sal. Misture tudo com as mãos.

    • Aos poucos v