25 maio2022

    Começa hoje o Quilo é Nosso, maior concurso de comida a quilo do país

    Leia também

    Contagem regressiva para o show de Maria Gadú em Aracaju

    A cantora Maria Gadú está de volta a Aracaju...

    Supermercado realiza Festival de Marcas Exclusivas até dia 31 de maio

    São mais de 100 itens, incluindo alimentos, bazar, higiene...

    Um brinde ao café

    No dia Dia Nacional do Café, que tal celebrar...

    Rancho de São João RioMar

    RioMar Aracaju abre a temporada de festejos juninos e...

    Por todo o país, consumidores já podem experimentar os pratos e ajudar a eleger o melhor restaurante da categoria; Quinta edição será realizada em oito unidades federativas

    A partir de hoje milhões de brasileiros poderão participar do maior concurso de comida a quilo do país. O Quilo é Nosso, realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com a revista Prazeres da Mesa, elegerá pelo quinto ano consecutivo o melhor restaurante a quilo do Brasil. Com mais de 90 estabelecimentos confirmados, em 19 cidades, o evento ocorrerá até o dia 22 de outubro e tem patrocínio nacional da Coca-Cola Brasil e Sodexo.

    O evento, este ano, tem um sabor ainda mais especial já que em 2020, os restaurantes a quilo pagaram uma conta mais cara que os demais estabelecimentos de alimentação fora do lar devido às restrições e informações incorretas a respeito do self-service.

    Para o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, a realização do concurso reforça a importância da comida a quilo para o brasileiro e mostra que o setor esteve e está preparado para receber o público com toda segurança. “A comida a quilo é a escolha diária de milhões de brasileiros. Muitos acreditaram que o modelo acabaria por causa da pandemia, mas o segmento está vigoroso e super prestigiado pelo consumidor que entendeu ser seguro e valorizou sua diversa oferta de qualidade e praticidade”, diz. “Com o avanço da vacina, as flexibilizações têm aumentado e isso contribui para os restaurantes realizarem um belo evento”, completa.

    Como funciona

    O Quilo é Nosso acontece em três etapas. Na primeira, o consumidor analisa ambiente, atendimento, limpeza, qualidade geral do buffet, receita participante do concurso e adequação às normas de prevenção à covid do restaurante, sendo que a categoria “receita” tem peso dois e as demais, peso um. Para registrar o voto, o cliente deve acessar o site oquiloenosso.com.br, preencher o cadastro e votar.

    Esse momento, que tem o voto popular e do júri, elege os três melhores estabelecimentos de comida a quilo de cada estado, que se classificam para a fase seguinte. No novo desafio, os três melhores competem entre si e somente um por estado vai para a grande final, que ocorrerá em São Paulo nos dias 17 e 18 de novembro. Na última etapa será, então, divulgado o pódio com os melhores restaurantes a quilo do Brasil.

    Campeões

    Com dois títulos no Amazonas, o estado é o maior vencedor do concurso. Em 2017, ano de inauguração do evento, o restaurante Mercato Brazil, unidade do Manauara Shopping, ergueu o troféu com o prato Pirarucu Caboquinho, feito com lombo de pirarucu, queijo coalho, polpa de tucumã, farinha Uarini, sal, pimenta e salsinha. Em 2018 teve dobradinha amazonense e foi a vez do Gaúcho’sGourmet subir ao pódio com seu lombo de pirarucu à Solimões. Em 2019, o Verdelima Restaurante, de Fortaleza, Ceará, foi o campeão com o prato de camarão no coco tostado com macarrão de abobrinha e cenoura com abóbora caramelizada com goiabada. Já no ano passado, o título do melhor estabelecimento foi para o Tomilho Cozinha Cotidiana, de Curitiba, Paraná, com o prato dumpling de tilápia, uma massa a base de farinha de trigo e tapioca, recheada com tilápia cozida em caldo de especiarias e gengibre.

    Origem

    Invenção genuinamente brasileira, o restaurante de comida a quilo é a escolha diária de milhões de pessoas em todo o país. O primeiro estabelecimento deste tipo no Brasil, e consequentemente no mundo, foi criado em 1984, em Belo Horizonte, pelo empresário e chef Fred Mata Machado. Ele manteve em funcionamento, durante três anos (1984-1987), a primeira de suas quatro casas, que se localizava na Rua Professor Antônio Aleixo, quase esquina com a Rua Rio de Janeiro, no Bairro de Lourdes, contíguo ao Bar do Lopes. Foi a partir dali que o conceito se espalhou pelo Brasil inteiro.

    Serviço:

    O Quilo é Nosso
    Patrocínio nacional: Coca-Cola Brasil e Sodexo
    12 a 22 de outubro
    www.oquiloenosso.com.br
    Instagram: @oquiloenosso