quinta-feira, março 28, 2024

Canal do Sertão Baiano levará água a 44 cidades e beneficiará 1,2 mi de pessoas

Leia também

RioMar Aracaju promove ação em homenagem a grandes referências sergipanas

RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe Iniciativa...

Bares e restaurantes se preparam para o feriado da Páscoa

Os empreendedores têm a oportunidade de oferecer um cardápio...

Chef Gabriel Pita prepara pudim de pistache com azeite de oliva extra virgem

A Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de...

Sergipe é o 3º do NE em geração de empregos nas micro e pequenas empresas

Os pequenos negócios de serviços e construção são os...

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, assinou, nesta terça-feira (19), um edital de licitação para viabilizar estudos ambientais e um projeto de obras para criação do Canal do Sertão Baiano, que levará água para 44 cidades do interior da Bahia e deverá beneficiar 1,2 milhão de pessoas.

O Rio São Francisco foi foco do segundo dia da Jornada das Águas, que teve início nesta segunda-feira (18), na nascente do rio, em Minas Gerais.

O projeto vai percorrer nove estados do Nordeste em dez dias, com anúncios do governo para melhorar o acesso da população à água.

A transposição do Rio São Francisco tem dois eixos principais, o norte e o leste. Para a água do rio chegar à população do nordeste, é preciso da construção dos chamados “canais-acessórios”.

Juazeiro, no norte da Bahia, foi escolhida para o lançamento da licitação divulgada hoje. O projeto irá retirar água do São Francisco, no reservatório de Sobradinho, e cruzar o estado passando por 44 cidades do interior da Bahia, um percurso de 300 km, que beneficiará 1,2 milhão de pessoas.

As terras de Juazeiro e Petrolina são exemplos de que, com irrigação, a terra seca se torna fértil. Com água, o que é plantado, cresce, gerando alimentos, empregos e desenvolvimento para os nordestinos.

Para o ministro Rogério Marinho, o projeto contribuirá para a geração de empregos e renda à região.

“O futuro Canal do Sertão Baiano será indutor de desenvolvimento por onde ele passar. Teremos mais geração de renda e de empregos em uma região que necessita de apoio para crescer. O governo não tem medido esforços para garantir a segurança hídrica, especialmente do povo do Nordeste”, afirmou o ministro.

Fonte feed: Via Feed CNN Vinhos