segunda-feira, março 4, 2024

Como fazer crème brulée de chocolate sem maçarico

Leia também

Guylian traz novidade em sua linha para Páscoa

A marca de chocolate belga aumenta seu portfólio com...

Inscrições abertas para a Meia Maratona 21k Sergipe Run

Consolidada como uma das mais importantes corridas de rua...

10ª Edição do Café com Case discute o direito à cidade

Organizado por estudantes do quarto período do curso de...

Uma das sobremesas francesas mais tradicionais é o crème brulée. E dá para saborear no conforto da sua casa, sem precisar ir a restaurante caro. Vamos te ensinar a receita, só que em uma versão diferente: crème brulée de chocolate, com direito àquela casquinha crocante irresistível.

Se você nunca provou, acredite: combina perfeitamente!

Crème brulée

Crédito: JuliaLavleis – stock.adobe.comCrème brulée de chocolate – Adobe Stock/ CyberCook

O charme é a casquinha

Quem já viu o filme francês vencedor do Oscar, o Fabuloso Destino de Amelie Poulain, com certeza ficou com muita vontade de reproduzir a cena em que a protagonista diz que um dos grandes prazeres da vida é quebrar a casquinha do creme brulée.

Essa cena ficou tão icônica devido ao sucesso do filme, que é comum os turistas que visitam a França reproduzirem a ação em todo café de Paris, inclusive alguns restaurantes até encorajam, uma vez que isso é ótimo para o marketing deles.

A casquinha em si não tem muito segredo, pois é basicamente o caramelo maçaricado, porém, apesar da simplicidade, é um charme que agrega muito valor a esse doce que já é um clássico da pâtisserie francesa.

Improvisando maçarico

O creme brulée é um creme super simples de fazer, normalmente os ingredientes já temos em casa só esperando para serem utilizados.

Contudo, o maçarico não é algo que muita gente tem em casa, até porque não é sempre que vamos usá-lo, ainda mais em preparos básicos do dia a dia. Mas como para a casquinha do creme brulée ele é fundamental, não tem jeito.

Mas não precisa comprar um maçarico só para fazer essa receita, pois há uma forma simples de improvisar que vai ter o mesmo efeito.

A técnica é bastante simples: faça a receita normalmente e coloque nos ramequins, porém deixe para polvilhar o açúcar por cima antes de servir, e aí que vem a mágica. Esquente bem uma colher na chama do fogão e coloque em cima desse açúcar, rapidamente ele irá caramelizar e formar a casquinha inconfundível do crème brulée.

O processo é bem rápido, então, cuidado para não queimar o caramelo.

Receita de crème brulée de chocolate

Agora é hora da verdade, separe os ingredientes e vem fazer essa delícia, seguindo nosso passo a passo, não tem erro:

Ingredientes:

  • Creme de Leite fresco 250 mililitros
  • Gema de ovo 9 unidades
  • Fava de baunilha 1 unidade
  • Chocolate 70% cacau 125 gramas
  • Açúcar 125 gramas
  • Açúcar cristal 2 colheres (sopa)

Como fazer crème brulée de chocolate

Junte metade do creme de leite com o açúcar e a baunilha numa panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre, para dissolver o açúcar, até começar a ferver brandamente. À parte, derreta o chocolate no micro-ondas. Coloque as gemas sem as peles numa tigela grande e incorpore lentamente a mistura de creme quente nelas; nesse momento, acrescente o resto do creme de leite, incorporando para que fique bem lisa. Adicione o chocolate derretido na mistura.

Coloque em ramequins, leve ao forno a 165ºC, em banho-maria, por 15 a 20 minutos. Antes de servir, salpique o açúcar cristal e queime com a colher até o açúcar caramelizar.

Mais receitas de crème brulée:

Crème Brulée
Crème Brulée simples
Ovo de páscoa com recheio de crème brulée

Um passeio na pâtisserie francesa

Os símbolos franceses mais difundidos no mundo com certeza são obras da sua arquitetura como a Torre Eiffel, a catedral de Notre Dame e o Arco do Triunfo, porém na gastronomia, mais especificamente na confeitaria, o país de destaca de verdade e atravessa as suas fronteiras com doces espetaculares.

O crème brulée é um dos mais famosos, porém podemos listar outras maravilhas para você ter uma experiência de pâtisserie em casa, confira:

Tarte Tatin

A torta de maçã é algo que cada país tem a sua, mas na França ela vem toda trabalhada com as melhores técnicas de pâtisserie para formar a tarte tatin.

Na prática, não é tão complexa de se fazer, basta seguir nosso passo a passo, e claro, usar maçãs de qualidade.

Millefeuille

Esse talvez seja um dos doces da pâtisserie francesa que é mais equilibrado em sabor e textura.

Millefeuille, ou mil folhas em bom português, é uma massa folhada crocante, com creme liso e sabor impecável.

Paris Brest

O Paris Brest é um doce muito icônico da cidade luz e tem o formato de anel feito com massa choux e o creme de praliné sensacional.

A massa não tem muito segredo, então, foque em fazer um creme de respeito para usar nesse preparo. Na nossa receita, você vai conseguir preparar com apenas 4 ingredientes.

Com paciência e prática, você vai conseguir fazer um Paris Brest de dar água na boca.

Confeitaria é precisão

Nunca é demais reforçar isso, pois como as receitas salgadas normalmente permitem o improviso e a substituição, a tendência é acreditar que nos doces também podemos arriscar, e não é bem assim.

A confeitaria utiliza processos químicos muito delicados e precisos, portanto quando uma receita pede certa quantidade, tempo de descanso e afins, é importantíssimo seguir à risca, ainda mais se tem pouca experiência no assunto.

Com o tempo, a prática vai te mostrando onde estão as brechas para improvisar e incrementar, até lá, seja um aluno que segue o passo a passo sem inventar.

Comece nesse creme brulée de chocolate que vai ser um sucesso e vai te dar a segurança para fazer.

Fonte feed: Via Feed Catraca Livre