terça-feira, abril 16, 2024

Curso online ensina a fazer cerveja

Leia também

Mais conhecida como Bia Bier, Fabiana Büll Haik criou há alguns anos um curso online para quem quer aprender a fazer cerveja em casa. Para criar ao curso, oferecido neste link, ela combina sua formação como Sommelier e homebrewer com a habilidade da comunicação em vídeo. Para saber mais sobre o curso – com 3 módulos completos (Matérias-primas + Etapas de Produção + Escolas Cervejeiras), aula bônus sobre equipamentos, certificado, copo Bia Bier e apostila impressa -, confira detalhes abaixo, ou entre no link do curso.

O curso ensina o passo a passo de como produzir a cerveja em casa, desde as tarefas simples de como moer o malte, até mais avançadas como hidratação da levedura e fermentação, assim como a função da água, do malte, do lúpulo e das leveduras. São abordadas todas as etapas do processo de produção, desde a moagem dos grãos até os segredos e técnicas para engarrafar a cerveja. Bia Bier também ensina um método simples, conhecido como BIAB (Brew in a Bag), que permite fazer a cerveja com uma única panela.

Formada em Comunicação Social com Habilitação em Rádio e Televisão pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Fabiana, ou Bia Bier, é sommelier formada pelo Science of Beer Institute e cervejeira caseira aprimorada pelos cursos de Produção de Cerveja Caseira com o mestre-cervejeiro João Becker (Academia de Ideias Cervejeiras) e de Produção de Cerveja Artesanal pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens). Morou na Alemanha, onde agregou ainda mais conhecimentos cervejeiros.

Bia optou pela aulas em vídeo, diretas e práticas, com passo a passo didático e a possibilidade o aluno pausar o vídeo e assistir ou retornar quantas vezes quiser. Toda a sala de aula fica na nuvem, ou seja, nossa plataforma de estudos é totalmente online. Assim, o aluno pode assistir onde e quando quiser, em diferentes dispositivos, tendo o sinal de internet.

Como as dúvidas são esclarecidas

A sala virtual conta com espaço “escreva seu comentário”. Em caso de dúvida, esse é um espaço para o aluno fazer a pergunta pra Bia, que promete responder em no máximo 48 horas. Também existe a opção de atendimento via Skype ou WhatsApp

O programa

Módulo I – Matérias-Primas

São 4 vídeos sobre as matérias-primas básicas para a produção da cerveja:

  • 1 aula sobre a Água
  • 1 aula sobre o Malte
  • 1 aula sobre o Lúpulo
  • 1 aula sobre a Levedura

Módulo II – Etapas do Processo de Fabricação

Aula 5 – Moagem (técnicas de como moer corretamente o grão do malte, os cuidados da moagem e a importância das cascas do malte durante o processo) Aula 6 – Mostura e hidratação da Levedura (aula onde a temperatura é o mais importante, treinar a paciência no “liga e desliga do fogão” e saber como transformar o amido do malte em açúcares fermentáveis Aula 7 – Recirculação do mosto (como recircular o mosto para clarificar a cerveja) Aula 8 – Fervura (como “temperar” a cerveja, adicionar os lúpulos) e resfriamento do mosto (como usar o Chiller e aprender como resfriar o mosto rapidamente para a inoculação da levedura) Aula 9 – Inoculação da levedura Aula 10 – Trafega de Balde Aula 11 – Envase e refermentação na garrafa

Módulo III – Aulas bônus – Escolas cervejeiras

  • Aula 12 – Alemanha
  • Aula 13 – Bélgica
  • Aula 14 – Inglaterra
  • Aula 15 -Estados Unidos

Aula 16 – Bônus Com 45 minutos de duração, a aula mostra os equipamentos necessários para ter em casa e começar a fazer a própria cerveja e reforçar as aulas do curso online.

Fonte feed: Via Feed Beer Art