20 maio2022

    Instituto JCPM promove campanha de reciclagem de material escolar

    Leia também

    ‘Papo de Jardim’ promove roda de conversa sobre maternidade

    Encontro tem acesso gratuito e acontece na quinta-feira, 19...

    Vailton Linhares comemora 10 anos de sucesso cerimonial

    Nesta quinta-feira, 19, o cerimonialista Vailton Linhares reúne familiares,...

    GBarbosa terá ação no Dia da Coxinha, 18 de maio

    Crocante por fora e bastante recheada por dentro, a coxinha...

    População pode descartar canetas e outros instrumentos de escrita na caixa coletora da instituição localizada no Shopping Jardins, em Aracaju (SE)

    Não sabe o que fazer com aquela caneta, canetinha ou lapiseira que não funciona mais? Se descartados no lixo comum, estes materiais agridem o meio ambiente. A caneta, por exemplo, tem partes de plástico e metal que demoram décadas para se decompor, além da tinta conter material tóxico.

    Com o objetivo de auxiliar a população nas práticas sustentáveis, o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) adere ao Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita promovido pela empresa TerraCycle em parceria com a Faber-Castel®. Na caixa coletora instalada na sede do IJCPM em Aracaju (SE), é possível descartar: todos os tipos de lápis grafite, lápis de cor, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marca textos, marcadores permanentes e marcadores para quadro branco usados e que não tenham mais utilidade, independente da marca, e suas respectivas embalagens.

    Todo material é enviado para a TerraCycle, líder global em soluções para resíduos de difícil reciclabilidade que atua em 21 países. Pelo processo de reciclagem, os instrumentos de escrita e embalagens são transformados em nova matéria-prima, chamada pellet. Este insumo é vendido e utilizado na produção de outros objetos como bancos, lixeiras. Além de contribuir com o meio ambiente, a iniciativa reverte parte dos recursos provenientes da comercialização do pellet em doações para instituições indicadas pelas organizações parceiras.

    Instituto JCPM

    A caixa coletora do Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita fica na sede do IJCPM Aracaju, no Shopping Jardins. O Instituto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e está localizado no mezanino da administração, em frente à clínica Saúde Center (acesso ao lado do Mc Donald’s – Praça de Alimentação Jardins).

    Presente também em Recife, Salvador e Fortaleza, o IJCPM atua na capital sergipana desde dezembro de 2016, elevando o potencial de empregabilidade e estimulando os crescimentos profissional e pessoal de jovens de 16 a 24 anos. O instituto oferece cursos de qualificação profissional, idiomas, informática e oficinas de férias, voltados a alunos matriculados ou egressos do ensino médio de escolas públicas.

    Além das atividades de formação, o IJCPM auxilia o jovem a se inserir no mercado de trabalho. A partir das conclusões das turmas, é formado um Banco de Currículos cujo objetivo é fazer a ligação entre empregadores e a mão de obra recém-formada.

    Veja onde descartar resíduos recicláveis no Shopping Jardins

    Instituto JCPM – lápis grafite, lápis de cor, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marca textos, marcadores permanentes, marcadores para quadro branco e suas respectivas embalagens;

    Ecoponto Estacionamento F (próximo ao GBarbosa) – óleo de cozinha usado, metais, plásticos, papéis, pilhas e baterias;

    Ecoponto Portaria G2 – jornais, revistas, pilhas, baterias e eletrônicos de pequeno porte;

    Ao lado da Livraria Escariz – papéis (jornais, revistas, cadernos, agendas etc);

    Praças de Alimentação Jardins e Arcos – lacres de latinhas de alumínio. O projeto Lacre do Bem transforma o material em recursos financeiros para a compra e doação de cadeiras de rodas;

    Drogasil – medicamentos vencidos ou sem uso, embalagens e bulas;

    O Boticário – além de disponibilizar coletor para o depósito de embalagens vazias de cosméticos, a empresa conta com o projeto ‘Botica Recicla’. Levando 3 ou mais embalagens vazias de qualquer marca, o cliente ganha R$15 de desconto nas compras acima de R$120.

    C&A – próximo aos caixas de pagamento há urna para o descarte de roupas usadas. As que estiverem em bom estado são doadas a instituições. As demais são recicladas.

    Riachuelo – a empresa desenvolve o projeto ‘Moda que Transforma’ e disponibiliza urna para descarte de roupas. A ação é uma parceria da Riachuelo + Liga Solidária.

    Campanha de Reciclagem de Material Escolar
    O quê? Instituto JCPM acolhe iniciativa da TerraCycle e disponibiliza à população caixa coletora para o descarte adequado de lápis grafite, lápis de cor, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marca textos, marcadores permanentes, marcadores para quadro branco e suas respectivas embalagens.

    Quando? Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

    Onde? Instituto JCPM no mezanino do Shopping Jardins – Avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, 215, bairro Jardins, Aracaju | SE.

    Mais informações? (79) 98101-1307.