O levantamento foi feito pela organização da maior feira do agronegócio da região.
O Sealba Agroshow superou as expectativas da organização, impulsionou mais de 60 milhões de reais e segue movimentando financeiramente por meio de prospecções realizadas durante o evento. Com a presença de mais de 100 marcas expositoras e um público de mais de 15 mil visitantes nos três dias. Os resultados vão ainda mais além, após a realização do evento, muitos expositores estão fazendo suas entregas e recebendo novos clientes, já os produtores rurais estão ainda mais experientes, com o conteúdo técnico ofertado durante o evento, além disso, foram gerados mais de 200 empregos diretos nesse período.
O maior show do agronegócio da região reuniu produtores rurais não só de Sergipe, Alagoas e Bahia, mas também de outros estados do país, todos em busca de conhecimento, networking e tecnologia, para o crescimento do agronegócio no Brasil. A primeira edição aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, em Itabaiana, região agreste de Sergipe.
Uma área de mais de 35 mil metros quadrados, se tornou um espaço também de debate político classista. Foi marcado por eventos inéditos, como o primeiro Encontro do Agro com os Poderes, em que foi possível apresentar aos três poderes executivo, legislativo e judiciário, os principais entraves que impedem o maior crescimento do agro no não só no Nordeste, mas em todo o país.
Aconteceu também a retomada do Encontro dos Secretários Municipais de Agricultura e o Encontro do Agronegócio, com uma rodada de palestras sobre as perspectivas do setor. “O evento foi a realização de um sonho: criar um ambiente para produtores rurais discutirem pautas importantes do agro e fazer negócios. Foram três dias intensos de muito trabalho e bons frutos serão colhidos para o setor agropecuário. Quero agradecer a todos que compareceram, entre expositores, empresas, apoiadores, patrocinadores e claro aos produtores rurais”, afirmou o presidente do Sistema Faese/Senar, Ivan Sobral.
Nesta primeira edição, o público presenciou assinaturas de contratos, trocas de conhecimento, palestras com profissionais renomados, networking, tecnologia, inovação, tendências, demonstrações de drones e muitas novidades do setor.
“Um dos pilares do Sealba Agroshow é a difusão de tecnologia. De nada adianta existir boas técnicas e máquinas ultramodernas se a informação não chega ao produtor rural. Partindo desta premissa, realizamos várias palestras, além de dois painéis em conjunto com a Embrapa e o Ministério da Agricultura”, ressaltou um dos organizadores do evento, o superintendente Dênio Augusto Leite.
O Sealba Agroshow é um evento totalmente voltado para negócios. Dentro dos realizados durante a feira, o produtor rural Augusto Barreto, de Nossa Senhora das Dores, assinou um contrato de financiamento com o Banese. O objetivo é expandir os negócios da família e aumentar a produção de leite, que é vendida para indústria sergipana Natville.
“Com esse contrato, nós vamos dobrar a produção de leite. Hoje está em torno de 500 litros por dia e vamos passar para 1.000 litros por dia. Isso alavanca o comércio da nossa região, gera mais emprego e renda, trazendo prosperidade e progresso para nossa região.”, declarou o produtor rural.
Outro produtor de Tobias Barreto, José Marcos Andrade garantiu uma colheitadeira de grãos, junto com os implementos somaram mais de 2 milhões de reais.
Para as empresas participantes foi uma grande oportunidade. “O Sealba AgroShow vai ficar para história, um evento como esse deve ser repetido a cada ano, os estados envolvidos só têm a ganhar”, comentou nas redes sociais a Chevma’Agro.
Todos os expositores, gostaram da participação e confirmaram a presença em 2023, uma delas a Coopersus: “Superou minhas expectativas. Tive muito contato com pessoas interessadas em ser clientes, pessoas com insumos orgânicos para fornecer para a cooperativa, entidades com propostas maravilhosas. Espero em 2023 participar novamente com mais novidades para expor”, relatou satisfeita.





