sexta-feira, março 29, 2024

Viajantes de luxo se preocupam com a Covid e preferem destinos domésticos, diz pesquisa

Leia também

RioMar Aracaju promove ação em homenagem a grandes referências sergipanas

RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe Iniciativa...

Bares e restaurantes se preparam para o feriado da Páscoa

Os empreendedores têm a oportunidade de oferecer um cardápio...

Mundo joga fora mais de 1 bilhão de refeições por dia, segundo a ONU

O desperdício de alimentos continua a prejudicar a economia...

Chef Gabriel Pita prepara pudim de pistache com azeite de oliva extra virgem

A Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de...

Apesar da flexibilidade das restrições de viagens por conta da pandemia, a preocupação com a Covid-19 ainda é o fator que mais pesa na hora dos viajantes de luxo decidirem um novo destino.

Limpeza intensificada, nível de vacinação, acesso a suporte médico e testes PCR grátis e rápidos são os itens mais visados entre os indivíduos deste nicho.

É o que aponta uma pesquisa conduzida pela Latin Exclusive, empresa internacional de aluguel por temporada e venda de imóveis de luxo, realizada entre dezembro de 2021 e março de 2022. Foi observado que 64% dos entrevistados consideram as restrições da pandemia na hora de decidirem um novo destino, assim como 60% deles concordam que uma limpeza intensificada influencia seriamente a escolha de destinos de férias.

Para entender as preferências e as tendências do turismo de luxo para este ano, a agência consultou 128 consumidores seletos deste mercado, incluindo CEOs, diretores, vice-presidentes, sócios e donos de empresas brasileiras com receita mínima entre R$ 100 milhões e R$ 1 bilhão – ou superior a isso -, que variam de 20 a 55 anos.

Os resultados revelam também que o nível de vacinação do destino e 24h de acesso a suporte médico no local são preocupações de 47% dos entrevistados. Testes de PCR grátis e rápidos também entram na conta, sendo destacados por 45% dos respondentes.

Preferência por viagens domésticas

O levantamento também aponta uma tendência no setor: o turismo doméstico. Mesmo com as fronteiras ao redor do mundo abertas, os viajantes entrevistados têm preferido viagens dentro do próprio Brasil.

Aproximadamente 40% deles estão planejando viagens próximas de suas casas e gastando dinheiro com viagens internas.

Outra tendência que se confirmou durante a pandemia e que continua instigando os viajantes é a proximidade com a natureza: cerca de 59% dos entrevistados se mostram interessados na busca por tranquilidade e calmaria. Eles, porém, não querem deixar de conhecer a cultura (56%) e experimentar a gastronomia local (70%) dos destinos.

“Hoje, os destinos mais procurados por nossos clientes ainda são o Nordeste – em especial a Bahia – e Rio de Janeiro, sendo que as casas mais reclusas e longes de grandes centros são as mais requisitadas. Desde o início da pandemia vemos um movimento forte na procura por locais mais próximos da natureza, com tranquilidade, conforto e luxo”, diz Arnaud Bughon, CEO da Latin Exclusive.

Segundo o executivo, esta será “uma tendência que veremos ainda presente durante todo o primeiro semestre de 2022, conforme vamos nos readaptando à volta do convívio social”, complementa.

Experiências mais privativas

Os dados da pesquisa revelam ainda que os consumidores do mercado de viagens de luxo elegem como prioridade opções mais exclusivas nas estadias, assim como nas atividades de lazer – onde possa existir um certo distanciamento social.

Como contraponto, apenas 8% dos entrevistados planejam realizar tours em grandes grupos, por exemplo. Entre as preferências na estadia, os dados mostram que:

  • 45% dos entrevistados preferem atividades em família
  • 41% têm preferência por tours privados em lugares específicos de interesse
  • 39% têm interesse por piscinas privativas
  • 32% deles preferem trechos de praia deserta e locais mais afastados de grandes centros.

Fonte feed: Via Feed Viagem e Gastronomia