20 maio2022

    Orquestra Jovem: Música transforma a vida de crianças e jovens em Sergipe

    Leia também

    ‘Papo de Jardim’ promove roda de conversa sobre maternidade

    Encontro tem acesso gratuito e acontece na quinta-feira, 19...

    Vailton Linhares comemora 10 anos de sucesso cerimonial

    Nesta quinta-feira, 19, o cerimonialista Vailton Linhares reúne familiares,...

    GBarbosa terá ação no Dia da Coxinha, 18 de maio

    Crocante por fora e bastante recheada por dentro, a coxinha...

    Jovens são formados para o mercado de trabalho

    Mais do que formar músicos, a Orquestra Jovem de Sergipe é um instrumento de desenvolvimento social e profissional para crianças e jovens dos bairros 17 de Março e Santa Maria, em Aracaju. Cerca de 600 alunos já passaram pelo projeto que conta com o apoio da Energisa desde 2014.

    A Orquestra Jovem oferece aulas de canto coral, violino, violoncelo, viola, contrabaixo, percussão, flautas e teoria musical, com aulas individuais e em grupo no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no Espaço Cuidar e no Instituto Rahamim, todos localizados no bairro Santa Maria. Atualmente, a instituição atende 280 crianças e jovens.

    O aluno de contrabaixo, Said Hassan, faz parte do projeto desde 2018 e conta como a Orquestra mudou a sua vida. “O projeto me fez ver o mundo de outra forma e me fez ver que tudo gira em torno da música, e isso me fez ser mais feliz. A Orquestra me trouxe novos amigos, uma nova perspectiva de vida, me deixou mais sociável. É um lugar onde eu me sinto bem, feliz, abraçado e acolhido”, afirma.

    O coordenador geral da Orquestra, Eder Getirana, destaca a importância da parceria com a Energisa para manter as atividades do projeto. “O apoio da Energisa é fundamental para a execução do Projeto, sem o recurso da Energisa, que está conosco desde o primeiro ano do Projeto (2014), ele estaria em vias de ser inviável. Então, é imprescindível o apoio da Energisa, pois garante o funcionamento e aprimoramento do Projeto que é tão importante para estes jovens e suas famílias”, enfatiza Eder.

    O projeto tem como principal objetivo proporcionar a crianças e adolescentes a iniciação e o aprimoramento musical. Por acreditar no papel social de transformação do projeto, a Energisa apoia a Orquestra Jovem que tem mudado a vida de muitos jovens. “Acreditamos que a música tem o poder de transformar a vida tanto dos alunos, quanto de suas famílias, e de quem os ouve tocar. É uma parceria que busca a inclusão social através da música e tem trazido uma oportunidade de formação para essas crianças e adolescentes”, ressalta o diretor-presidente da Energisa Sergipe, Roberto Carlos Currais.

    Sobre a Orquestra Jovem

    A Orquestra Jovem de Sergipe é um projeto realizado pelo Instituto Banese e Governo de Sergipe, com o patrocínio da Energisa, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo. A iniciativa conta com recurso do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através de apoio cultural do Banese e do Banese Card, além do apoio do Instituto Marcelo Déda, da Prefeitura Municipal de Aracaju e do Instituto Rahamim.