quinta-feira, março 28, 2024

Centro Gastronômico da Unit sedia final do concurso “Minha Merenda é a Melhor”

Leia também

Chef Gabriel Pita prepara pudim de pistache com azeite de oliva extra virgem

A Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de...

Sergipe é o 3º do NE em geração de empregos nas micro e pequenas empresas

Os pequenos negócios de serviços e construção são os...

Bombril fecha acordo de parceria com a Fundação Getúlio Vargas

Com o propósito de colaborar para o desenvolvimento da...

Encontros com Sr. Coelho alegram o feriadão da Páscoa em Aracaju

Sessões de fotos serão realizadas no Shopping Jardins, de...

Na final do concurso, nove merendeiros de escolas estaduais prepararam suas receitas no Centro Gastronômico da Unit

O Centro Gastronômico da Universidade Tiradentes (Unit), no campus Farolândia, sediou a final do concurso “Minha merenda é a melhor”, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). Entre 81 inscrições, nove merendeiros sergipanos foram classificados para a última etapa da competição que teve como objetivo a valorização do papel destes profissionais na promoção da alimentação saudável no ambiente escolar.

“Para nós da gastronomia é algo que nos fica muito felizes porque o bom cozinheiro é aquele que consegue realmente criar algo gostoso com o que tem disponível e eu percebi todos os nove participantes extremamente compenetrados e preocupados com o empratamento, com a forma de servir o alimento. E isso é muito interessante porque o histórico que temos é de que a merenda escolar é como bandejão. Eles levaram bem a sério esse concurso e ficamos muito felizes com tudo isso”, diz a coordenadora pedagógica do curso de gastronomia da Unit, Isabelle Brito, que também é jurada da competição.

De acordo com a diretora do Departamento de Alimentação Escolar (DEA), Edneia Elisabete Cardoso Sobral, a ideia da realização do concurso surgiu diante dos problemas enfrentados no pós-pandemia com a escassez de itens alimentícios. “Dentro do contexto nutricional que a gente passava, elas foram criando novos pratos e enviando fotos. Ovo feliz, estrogonofe de ovo, cuscuz da tropa, feijão delicinha… por isso, pensando em valorizar essas meninas, pois sem os merendeiros, nosso trabalho é em vão”, ressalta.

“Conseguimos ainda essa parceria maravilhosa com a Unit que abriu as portas e deu todo o apoio. Se não fosse a Unit, o evento não seria realizado. Elas estão se sentindo verdadeiras chefes de cozinha”, acrescenta Edneia.

Para a merendeira de Itabaiana, Maria Lucilene Moraes, o momento foi de boas expectativas. “Eu represento o Murilo Braga, DR3 e eu estou muito feliz. O prato que escolhi para preparar foi o baião nordestino porque é uma delícia. Quando eu fiz no colégio os alunos adoraram. Fiz essa receita porque é feita somente com as coisas que temos na escola e ficou do mesmo jeito que a original, é fácil e prática também para fazer em casa. Tem que fazer com carinho e com amor que vai dar certo”, declara.

A merendeira Carla Regina Oliveira é de Capela e ama cozinhar para as crianças da escola. “Eu sou apaixonada por cozinha, amo ser merendeira. Pensei em preparar um lanche que seria bem atrativo. O meu público é de crianças de seis a 10 anos, então é mais difícil lidar com a alimentação. Por isso, programei fazer uma alimentação que chamasse a atenção delas e com nutrientes suficientes. Muitas crianças chegam na escola sem alimentação, então é uma forma da gente colocar para eles uma alimentação mais completa para que eles saiam, voltem pra casa bem alimentados”, afirma.

Todos os nove finalistas foram premiados de acordo com a colocação ao final da degustação e avaliação dos jurados. Maria Lucilene Moraes ficou em 8º lugar com a receita do baião nordestino e Carla Regina Oliveira ficou em 5º lugar com o preparo de almôndegas de batata doce.

Asscom Unit