segunda-feira, março 4, 2024

Nutrição tem maior relevância no pós pandemia

Leia também

Guylian traz novidade em sua linha para Páscoa

A marca de chocolate belga aumenta seu portfólio com...

Inscrições abertas para a Meia Maratona 21k Sergipe Run

Consolidada como uma das mais importantes corridas de rua...

10ª Edição do Café com Case discute o direito à cidade

Organizado por estudantes do quarto período do curso de...

Professor da Unit explica algumas dúvidas sobre área e aponta alguns dos campos de atuação do nutricionista

Durante a pandemia, foi possível notar a necessidade de manter uma boa alimentação para fortalecer o sistema imunológico e se proteger do vírus que mudou a vida de milhões de pessoas por todo o mundo. Além dos métodos de prevenção contra a Covid-19, ter uma boa alimentação se tornou um elemento essencial. 

Entretanto, para se ter uma boa alimentação é importante conversar com quem entende do assunto e ter o acompanhamento de um profissional especialista, ou seja, os nutricionistas, que são responsáveis pela prevenção, promoção e recuperação por meio de análise dos efeitos dos alimentos na saúde humana, sendo possível encontrá-los em diversas áreas.

O professor de Nutrição da Universidade Tiradentes (Unit/SE), Hugo Xavier, conta que por conta da grande demanda pela profissão, esses profissionais têm a possibilidade de exercer uma carreira promissora em vários âmbitos. “Dentre as áreas de atuação está nutrição clínica, nutrição hospitalar, indústria de alimentos, nutrição esportiva, nutrição comportamental, gestão de unidades de alimentação e nutrição social”, pontua.

As possibilidades vão muito além dos consultórios, mas para ter êxito nessa área é preciso investir em uma formação de qualidade, isso porque o mercado de trabalho é amplo e junto a ele vem também a concorrência. “Além de atuar nas áreas acima citadas, o mercado de trabalho pede um profissional empreendedor, comunicativo, profissionais aptos ao gerenciamento e administração das diversas unidades de alimentação, e capaz de desenvolver educação permanente tanto na teoria quanto na prática, se aperfeiçoando continuamente”, frisa.

Nutrição na modalidade EAD

Pensando na formação de qualidade desses profissionais, a Universidade Tiradentes (Unit) oferece o Curso de Nutrição nas modalidades de Ensino a Distância (EAD) de forma híbrida e semi presencial nos polos de Itabaiana, Propriá e Estância.  

Durante a graduação, o estudante aprende os conhecimentos acerca do corpo humano, suas necessidades nutricionais e os possíveis distúrbios causados por uma má alimentação. As disciplinas oferecidas no curso são Anatomia Humana, Fisiologia Humana, Bioquímica da Nutrição, Genética e Biologia Molecular, Higiene e Microbiologia dos Alimentos, dentre outras.

A Unit também oferece uma infraestrutura inovadora para aprendizagem e pesquisa. O ambulatório de Nutrição funciona no atendimento gratuito à comunidade local, e a biblioteca contém os principais jornais e revistas do mundo. Sem contar do complexo de múltiplos laboratórios, no qual é destinado aos trabalhos práticos das disciplinas. Sendo elas: Avaliação e semiologia nutricional; Anatomia humana; Biologia celular; Parasitologia; Fisiologia humana e Bromatologia.

Asscom Unit