quinta-feira, setembro 28, 2023

Cirurgião destaca importância do mês da prevenção às doenças vasculares

Leia também

Solange Almeida vai receber título de Cidadã Sergipana

A Assembleia Legislativa de Sergipe aprovou nesta quarta-feira, 27...

Cinemark tem ingressos a R$12 nos shoppings Jardins e RioMar Aracaju

Semana do Cinema, promovida pela FENEEC, acontece a partir...

Shopping Jardins realiza Festival de Forró a partir deste domingo, 1º de outubro

Apresentações musicais e aulão de dança integram a programação...

Lucas Campelo realiza oficina gratuita de acordeão

Atividade voltada a crianças a partir de 6 anos...

O mês de agosto foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular para ser o mês “azul e vermelho” reforçando a importância dos cuidados para a prevenção das doenças vasculares e incentivar a população a fazer os tratamentos necessários. A escolha das cores do mês da saúde vascular foi baseada em como são representadas as veias (azul) e artérias (vermelho). 

Referência no tratamento das doenças vasculares em Sergipe, o cirurgião Dr. Fellipe Sá Menezes reforça a importância de ter um mês com este tema para chamar a atenção aos cuidados e a prevenção com varizes, tromboses, insuficiência venosa crônica e colesterol, que são as doenças que afetam a vascularização. 

“O Agosto Azul e Vermelho é o mês em que reforçamos a conscientização e prevenção das doenças vasculares. Também teremos no dia 15 de agosto a comemoração do dia do cirurgião vascular e o principal congresso nacional da área. É um mês muito importante para estar levando conhecimento relevante para as pessoas que são acometidas por estas doenças e para conscientizar a população em geral sobre o assunto. Estaremos mostrando a importância de realizar um check up, de estar realizando determinados exames, porque a ideia é sempre de diagnosticar precoce e fazer a prevenção para evitar complicações graves e o risco de morte”, destacou Fellipe. 

O cirurgião também destacou que Sergipe já foi líder em taxas de amputação relacionadas a problemas circulatórios e que os números desse aspecto ainda continuam altíssimos mantendo o estado entre os primeiros do ranking. 

“Vejo o cenário em Sergipe de uma forma negativa, infelizmente não temos tantas campanhas de saúde pública e privada e assim como no Brasil em um todo, as pessoas não possuem o hábito de procurar a prevenção. Acredito que é fundamental mudar a mentalidade e as pessoas passarem a prevenir ao invés de buscar tratamento apenas quando existirem as complicações. Campanhas de conscientização devem ser cada vez mais estimuladas”, ressaltou. 

É necessário fazer do Agosto Azul e Vermelho um mês de muita conscientização pela saúde vascular e ações como sair do sedentarismo, praticar atividades físicas, parar de fumar e melhorar a alimentação contribuem muito para a melhora e prevenção das doenças vasculares. Além também de marcar uma consulta com um cirurgião vascular.  Valorizar a vida é cuidar da saúde vascular.