terça-feira, abril 16, 2024

100 dias para a Copa do Catar: conheça o luxuoso aeroporto de Doha

Leia também

Faltam exatos 100 dias para o início da Copa do Mundo do Catar. Nesta sexta-feira (12), a competição mais aguardada do universo do futebol entra em uma nova contagem regressiva. Os jogos serão entre 20 de novembro e 18 de dezembro de 2022 e o destino espera receber mais de 1 milhão de turistas.

E é no Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, capital do país, que esses torcedores desembarcarão e começarão as suas aventuras.

Ao contrário das últimas Copas, que recebiam jogos em cidades distantes, espalhadas pelo país que a sediavam, a locomoção da Copa do Catar será um pouco mais simples. Isso porque os estádios são mais próximos e para ir de um lugar ao outro é via terrestre. Uma hora é o tempo estimado para chegar a qualquer lugar do Catar partindo de Hamad.

Inaugurado no dia 30 de abril de 2014, ele está Localizado a quatro quilômetros de Doha e foi projetado por uma empresa americana. Com instalações eficientes, modernas e fáceis de usar, foi eleito o melhor aeroporto do mundo pela pelo SKYTRAZ World Airport Awards em 2021 e 2022.

Leia Mais:

 

O que será encontrado por lá?

Muito luxo e sofisticação serão vistos pelos turistas ao desembarcarem no local. Tetos altos e lobbies espaçosos dão a sensação de grandeza. O local é dividido em 1 terminal, com três andares e 51 portões.

As opções gastronômicas também são diversas – 30 restaurantes e cafés ao todo. O espaço também disponibiliza spa, academia, quadras de squash, quartos para bebês, além de uma das maiores áreas de duty free do mundo.

Transportes para sair do aeroporto

Ao desembarcar, uma das maiores preocupações em países desconhecidos é qual tipo de transporte usar para chegar ao local de hospedagem. O que é mais caro? O que é mais barato? Quais aplicativos funcionam?

Saindo de Hamad são algumas opções disponíveis. A primeira delas é o tradicional táxi. Chamado de táxis Karwa – uma espécie de cooperativa -, eles funcionam 24h por dia, sete dias na semana.

Você pode pagar em dinheiro, apple pay, google pay ou cartão de crédito. Há opção de fazer reserva pelo aplicativo, que leva o nome “Karwa”, disponível em IOS e android.

A segunda sugestão são os aplicativos. No Catar, tanto Uber quando o Careem funcionam bem. Para usá-los, basta fazer o download no celular e preencher as informações solicitadas. As cobranças são feitas via cartão de crédito.

Se pretende usar transporte público, há opção de metrô. Basta pegar a linha vermelha que vai direto ao centro de Doha. Os passageiros podem comprar um cartão de viagem em qualquer estação. Ele conta com elevadores, espaço para cadeirantes e licenças para cães-guia. Informações adicionais podem ser encontradas no site da Catar Rail.

Ônibus públicos também podem ser encontrados. Também da linha “Karwa”, eles servem o aeroporto e terão o serviço expandido durante o evento. Cartões inteligentes para usá-lo estarão disponíveis no aeroporto.

Há também a opção de aluguel de carro. No aeroporto, há muitos serviços disponíveis, mas a recomendação é evitá-los. Devido à alta demanda, fechamento de entradas e desvios podem acontecer. A melhor opção, nestes casos, é o transporte público.

Táxis, aplicativos e transportes públicos estão à disposição dos turistas que desembarcam em Doha / Divulgação

Números interessantes do Aeroporto de Hamad

0 – Voos internos o turista terá de tomar para assistir aos jogos da Copa do Mundo FIFA.

1 – Ursinho gigante de pelúcia. A exposição de arte pública do artista suíço Urs Fischer é um grande sucesso entre os viajantes. Os fãs de futebol que chegam também notarão o trabalho do artista holandês Tom Claassen, que produziu uma série de esculturas do Oryx, um antílope nativo da Península Arábica, no Salão de Chegadas.

Os passageiros também encontrarão uma variedade de outras obras de arte, incluindo pinturas, esculturas, instalações eletrônicas e interativas, para uma experiências visual inovadora e imersiva.

25 – Minutos estimados que leva do HIA até o centro de Doha, a apenas 16 km de distância.

29 – Tamanho do Aeroporto Internacional Hamad em quilômetros quadrados. O aeroporto conta com duas quadras de squash, uma academia, uma piscina de 25 metros, saunas e um spa, além das 70 lojas de varejo e 30 cafés e restaurantes.

30 milhões – É o número que o aeroporto movimenta por ano. A expectativa é que em 2022 a marca de 66 milhões seja alcançada.

35 – Companhias aéreas que voaram até 2021 para Doha, com destaque para Qatar Airways, Air Canada, American Airlines, British Airways, flydubai, Turkish Airlines, entre outros, que se conectam com países da América do Norte, América do Sul, Europa, África, Ásia e Oceania.

60 – É o número estimado de minutos para chegar a qualquer lugar no Catar após o pouso no HIA.

75 – Campos de futebol no padrão FIFA caberiam no novo edifício do terminal aeroportuário.

100 – Quartos oferecidos pelo Hotel Aeroporto, o Oryx Airport Hotel.

141 – É o número de cidades para as quais a companhia aérea nacional Qatar Airways voa ao redor do mundo.

Urso gigante faz parte de exposição do Aeroporto Internacional de Hamad / Divulgação

Fonte feed: Via Feed Viagem e Gastronomia