terça-feira, abril 16, 2024

Inove no cardápio do dia a dia usando ingredientes umami

Leia também

Aposte em alimentos ricos no quinto gosto e aprenda a fazer um ketchup caseiro

Créditos: Pexels

Para tornar o hábito de se alimentar ainda mais prazeroso, existem diversas formas de inovar nos sabores e nas texturas das comidas. Diversos ingredientes, molhos e temperos, quando combinados, acabam fazendo toda a diferença no resultado final de qualquer prato.

Há ingredientes, por exemplo, que realçam o sabor dos alimentos de uma maneira diferente, o que torna a refeição uma experiência única. Uma ótima opção é investir no umami, o quinto gosto básico do paladar humano.

Umami significa “delicioso” ou “saboroso” em japonês e é um gosto muito característico. “A ingestão de alimentos ricos em umami proporciona um aumento da salivação e prolongamento do paladar, ou seja, é um gosto que permanece por mais tempo na boca”, afirma a Chef e do Comitê Umami, Lisiane Miura. “É possível sentir quando você come uma macarronada com molho de tomate e queijo parmesão, por exemplo, e tem a sensação de água na boca, literalmente”, comenta a nutricionista.

“O umami está presente naturalmente em diversos alimentos, como tomate, queijo parmesão, atum, camarão, shitake seco, carnes (bovina, suína e frango), entre muitos outros”, afirma Lisiane. Ela explica que incluir na alimentação ingredientes ricos no quinto gosto é uma boa alternativa para tornar a refeição uma experiência ainda mais prazerosa.

Com o objetivo de diversificar no cardápio do dia a dia, a nutricionista indica utilizar ingredientes como ketchup, melaço, pasta de tomate, molho de peixe, molho de soja, molho de ostras, molho Worcestershire ou pasta de missô como formas de realçar o umami na comida.

E que tal aprender uma receita maravilhosa e prática de ketchup caseiro para usar nos seus próximos preparos? Você só precisa de alguns ingredientes e 20 minutos. Confira!

KETCHUP CASEIRO

(Tempo de preparo: 20 minutos)

Serve: 5 porções

Créditos: Comitê Umami

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de passata de tomate (180 g)
  • 2 colheres (sopa) de mel (30 g)
  • 3 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco (30 ml)
  • 4 colheres (sopa) de água (60 ml)
  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo (15 g)
  • 1 colher (chá) de sal (5 g)
  • 1 pitada de cebola em pó (0,15 g)
  • 1 pitada de alho em pó (0,15 g)

Modo de preparo

  1. Em uma panela pequena, coloque a passata de tomate, o mel, o vinagre, a água, o açúcar, o sal, a cebola e o alho, e leve ao fogo médio, até levantar fervura.
  2. Abaixe o fogo e cozinhe, mexendo às vezes, por 12 minutos, ou até obter um molho espesso.
  3. Retire do fogo e espere esfriar.
  4. Transfira para um pote de vidro com tampa e armazene na geladeira por até 3 dias.

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/gostoumami e instagram.com/ogostoumami.