quinta-feira, março 28, 2024

Tricologista Janaina Cavalcante alerta para os cuidados com os cabelos no verão

Leia também

RioMar Aracaju promove ação em homenagem a grandes referências sergipanas

RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe Iniciativa...

Bares e restaurantes se preparam para o feriado da Páscoa

Os empreendedores têm a oportunidade de oferecer um cardápio...

Chef Gabriel Pita prepara pudim de pistache com azeite de oliva extra virgem

A Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de...

Sergipe é o 3º do NE em geração de empregos nas micro e pequenas empresas

Os pequenos negócios de serviços e construção são os...

A estação mais quente do ano está a todo o vapor e os cuidados no verão não se restringem só a pele com o uso de protetor solar, os cabelos também são muito afetados pelo sol e por fatores externos como a radiação, água do mar e da piscina com cloro e a poluição. Tudo isso contribui para degradar a estrutura dos fios deixando-os ressecados e quebradiços, além de causar danos à fibra capilar. Os raios UVB são os maiores responsáveis por danificar a queratina dos fios, deixando os cabelos mais frágeis. Já os raios UVA oxidam e desbotam a cor, independente se os fios tiverem tons naturais ou artificiais. Especialista em terapia capilar, a tricologista e terapeuta integrativa Janaina Cavalcante afirma o que tem que ser feito nessa época para amenizar os prejuízos. 

“É necessário ter alguns cuidados antes da exposição solar como, por exemplo, a utilização de chapéus com proteção UV, principalmente as pessoas que possuem calvície, pouco cabelo ou falhas porque ficam muito expostas ao sol e queimam o couro cabeludo. Essas queimaduras inflamam e pode acontecer a queda de cabelo, então é sempre bom ficar no sombreiro. Antes da exposição ao sol também é bom manter o cabelo hidratado e na hora da exposição usar um finalizador com filtro solar”, afirma Janaina. 

E como é quase inevitável deixar de ir à praia ou à piscina no verão,  o contato com estas águas intensifica a perda de água benéfica para os fios, que é a responsável pela sua elasticidade. Também acontece a quebra das proteínas encarregadas por selar internamente os cabelos, deixando-os porosos, quebradiços e com pontas duplas. Janaína explica que o ideal depois de toda essa exposição é procurar um profissional especializado para fazer uma reparação e manter a qualidade dos fios. 

“Temos um cronograma capilar com os três principais tratamentos para reposição de nutrientes do cabelo. A hidratação, em primeiro lugar, pode ser associada com o led azul, que melhora muito a manutenção da água no cabelo. Nutrição para repor os nutrientes, manteigas e óleos para dar brilho ao cabelo e a reconstrução para poder ajudar nos cabelos porosos devido a exposição solar. Outro tratamento importante é o acalmia com infravermelho, que serve para as pessoas que queimam o couro cabeludo na exposição ao sol”, explica a tricologista. 

A profissional alerta também para outro ponto de cuidado importante com os cabelos no verão, que é o aumento dos problemas do couro cabeludo como a caspa, a seborréia, a oleosidade excessiva e a dermatite seborréica.

“As pessoas que já possuem a predisposição a ter esses problemas são ainda mais afetadas no verão e é muito desconfortável porque traz coceira, descamação, inflamação e vermelhidão no couro cabeludo. Para estes problemas é necessário fazer um detox capilar com a argiloterapia no couro cabeludo e em seguida fazer uma nutrição nos fios para repor os lipídios do cabelo”, destaca Janaina. 

Com quase uma década de profissão, Janaina já atendeu milhares de pacientes e vem se destacando pelo seu trabalho com uma boa fidelidade de clientes. Pioneira em terapia capilar no estado, a profissional tem um currículo recheado com pós-graduação em São Paulo e trabalha com tecnologias avançadas na área unidas a terapias integrativas que garantem resultados diferenciados. Ela atende em seu próprio Hair Spa, que fica no Studio Anne Marrie, na 13 de julho.