quinta-feira, março 28, 2024

Setor de casamentos prevê crescimento em 2023

Leia também

RioMar Aracaju promove ação em homenagem a grandes referências sergipanas

RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe Iniciativa...

Bares e restaurantes se preparam para o feriado da Páscoa

Os empreendedores têm a oportunidade de oferecer um cardápio...

Chef Gabriel Pita prepara pudim de pistache com azeite de oliva extra virgem

A Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de...

Sergipe é o 3º do NE em geração de empregos nas micro e pequenas empresas

Os pequenos negócios de serviços e construção são os...

Para incentivar este aquecimento, Aracaju acolhe a 1ª Mostra Noivas & Casa neste final de semana

De acordo com a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), 97% do setor de eventos, que inclui shows, congressos, festas, eventos sociais, corporativos, culturais, esportivos, dentre outros, interrompeu suas atividades em 2020, demitindo cerca de 450 mil pessoas no Brasil. Naquele ano, 79% dos eventos sociais e corporativos foram adiados e muitos só foram realizados em 2022.

Após dois anos de paralisação ocasionada pelas medidas de enfrentamento da pandemia, o segmento viveu um ano movimentado em 2022, iniciando o processo de recuperação econômica. Agora, prepara-se para uma nova fase, com estimativa de novos contratos, novas oportunidades e alta no faturamento em 2023, proporcionando mais empregos.

Este crescimento é importante para a retomada econômica do país, visto que o mercado de eventos é responsável por 23 milhões de empregos no Brasil e cerca de 4% do produto interno bruto, segundo a Abrape.

Para incentivar o progresso do setor em Sergipe, em especial dos segmentos de festas e casamento, Aracaju sediará a 1ª Mostra Noivas & Casa, de 27 a 29 de janeiro. A feira acontecerá no Centro de Convenções AM Malls Sergipe e estará aberta à visitação das 17h às 22h, na sexta-feira e no sábado, e das 15h às 20h no domingo. O acesso será mediante a doação de 2 quilos de alimento não perecível, que serão destinados a instituições beneficentes.

“Os profissionais e empresas que fazem o hub de eventos amadureceram muito nesta pandemia, criando novas oportunidades de negócios. Em 2022, ainda tivemos a realização de muitos eventos que tinham sido adiados, já para 2023, a expectativa é de fechamento de novos contratos, novas realizações e um faturamento mais positivo”, estima Grazzi Freire, fundadora do Grupo Para Sempre, que há 14 anos realiza feiras e mostras voltadas para casamento e é uma das organizadoras da Mostra Noivas & Casa.

Este é um segmento importante da economia, gerador de muitos empregos diretos e indiretos que vão desde a bordadeira, a cerimonialista ao motorista, recepcionista do hotel e ao consultor de viagens. De acordo com a Abrape, cerca de 20% dos microempreendedores do país atuam no setor de eventos. Dados do Sebrae apontam que o número de microempreendedores individuais (MEIs) em Sergipe cresceu cerca de 12% em 2022 em relação a 2021. Muitos deles são cabeleireiros, maquiadores, confeiteiros, decoradores, fotógrafos, produtores e demais profissionais que atuam em eventos.

As feiras apresentam-se como excelentes oportunidades para gerar bons negócios porque conectam as empresas e profissionais especialistas com o público que busca parceiros comprometidos para, juntos, realizarem seus sonhos.

“Os noivos costumam ser consumidores exigentes, gostam de comparar fornecedores, e são bons pagadores. Na feira, eles têm oportunidade de conhecer diversos fornecedores e definir tudo em um só lugar, além de desfrutar de ambiente agradável com lounges, praça de alimentação comandada pelo Contêiner GastroBar, curtir uma boa música, assistir a desfiles e apresentações de tendências”, explica Mirlene Sales, também organizadora da Mostra Noivas & Casa.