quinta-feira, março 28, 2024

Instituto JCPM abre 235 vagas em cursos gratuitos

Leia também

RioMar Aracaju promove ação em homenagem a grandes referências sergipanas

RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe Iniciativa...

Bares e restaurantes se preparam para o feriado da Páscoa

Os empreendedores têm a oportunidade de oferecer um cardápio...

Chef Gabriel Pita prepara pudim de pistache com azeite de oliva extra virgem

A Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de...

Sergipe é o 3º do NE em geração de empregos nas micro e pequenas empresas

Os pequenos negócios de serviços e construção são os...

Atividades são voltadas a jovens de 16 a 24 anos e pré-inscrições podem ser realizadas até sexta-feira, 10 de fevereiro

O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) oferece novas oportunidades para os estudantes ou egressos da rede pública de ensino de Sergipe aprimorarem a sua qualificação e construírem seus sucessos pessoal e profissional. Até sexta-feira, 10 de fevereiro, estão abertas as inscrições para oito cursos gratuitos direcionados a jovens de 16 a 24 anos: ‘Preparação para o Mundo do Trabalho’, ‘Jornada Empreendedora’, ‘Inglês + Projeto de Vida’, ‘Libras’, ‘Comunica+’, ‘Inteligência Emocional’, ‘Introdução à Lógica de Programação’ e ‘Informática Básica + Conectando Habilidades’.

Os interessados devem preencher o formulário de pré-inscrição acessando o link https://bit.ly/inscricoesoficinasregularesijcpmaju, também disponível na Bio do perfil @IJCPM no Instagram. Depois, serão convocados a conhecer o propósito e a estrutura do Instituto e posterior bate-papo para a efetivação da matrícula. Os cursos são gratuitos e, ao todo, estão sendo ofertadas235 vagas. As atividades serão iniciadas no dia 1º de março, seguindo até o final de junho, e os cursos de “Informática Básica + Conectando Habilidades’, ‘Jornada Empreendedora’ e ‘Comunica+’ contarão com intérprete de Libras para os alunos surdos. Mais informações podem ser obtidas pelo número (79) 9 8101.1307 (WhatsApp).

Instituto JCPM

Criado pelo Grupo JCPM em 2007, o IJCPM atua na capital sergipana desde dezembro de 2016, elevando o potencial de empregabilidade e estimulando os crescimentos profissional e pessoal de jovens de 16 a 24 anos. Além de oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional, idiomas, informática e oficinas de férias, voltados a alunos matriculados ou egressos do ensino médio de escolas públicas, a instituição auxilia o jovem a ser inserido no mercado de trabalho, fazendo a ligação entre empregadores e a mão de obra recém-formada.

Em Sergipe, o Grupo JCPM administra os shoppings Jardins e RioMar Aracaju e tem importante atuação social através do IJCPM e da Fundação Pedro Paes Mendonça (FPPM) localizada no povoado Serra do Machado, em Ribeirópolis.

Oportunidades

Conheça os cursos gratuitos do IJCPM Aracaju com inscrições abertas:

Preparação para o Mundo do Trabalho
Visa instrumentalizar o aluno para a elaboração de seu projeto de vida, desenvolvendo habilidades digitais e de comunicação com o objetivo de ampliar as oportunidades de empregabilidade.
Público: jovens de 16 a 24 anos, ex-alunos ou estudantes da rede pública;
Período: 1 de março a 21 de junho;
Aulas: Segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h (Turma 1) e das 13h30 às 17h30 (Turma 2).

Jornada Empreendedora
Busca desenvolver habilidades e competências empreendedoras em jovens com experiência em pequenos negócios, além de despertar sonhos, metas e objetivos e oferecer ferramentas de gestão. O aluno também terá a oportunidade de comercializar o seu produto ou serviço na Feira do Jovem Empreendedor realizada pelo IJCPM.
Público: jovens de 16 a 24 anos, ex-alunos ou estudantes da rede pública;
Período: 2 de março a 4 de maio;
Aulas: Quartas-feiras, das 13h30 às 17h30.

Inglês + Projeto de Vida
Tem o objetivo de desenvolver habilidades básicas para a comunicação na língua inglesa e a elaboração do seu projeto de vida.
Público: jovens de 16 a 24 anos, ex-alunos ou estudantes da rede pública;
Período: 2 de março a dezembro de 2023;
Aulas: Terças e quintas-feiras, das 15h às 17h.

Libras
O aluno tem a oportunidade de aprender a Língua Brasileira de Sinais em nível básico e conhecer a cultura surda, desenvolvendo habilidades de comunicação em Libras a partir de vocabulário do cotidiano.
Público: jovens de 16 a 24 anos, ex-alunos ou estudantes da rede pública;
Período: 1 de março a 21 de junho;
Aulas: Segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 15h30.

Comunica+
Visa potencializar a comunicação de jovens surdos a partir de demandas cotidianas, com suporte da língua portuguesa escrita e habilidades relacionais.
Público: jovens surdos de 16 a 24 anos, ex-alunos ou estudantes da rede pública;
Período: 1 de março a 21 de junho;
Aulas: Segundas (8h às 10h) e quartas-feiras (8h às 9h).

Inteligência Emocional
Busca desenvolver no aluno competências para identificar os próprios sentimentos e reconhecer os dos demais, e desenvolver habilidades para aprimorar as relações interpessoais.
Público: jovens de 16 a 24 anos, ex-alunos ou estudantes da rede pública;
Período: 2 de março a 11 de maio;Aulas: Quintas-feiras, das 13h30 às 16h.

Introdução à Lógica de Programação
Busca proporcionar um entendimento inicial sobre o mundo da programação, ajudando a desenvolver a lógica do pensamento computacional e apresentando a base da criação de praticamente todos os softwares, o algoritmo.
Público: jovens de 16 a 24 anos, ex-alunos ou estudantes da rede pública;
Período: 1 de março a 21 de junho;
Aulas: Quartas-feiras, das 13h30 às 17h30.

Informática Básica + Conectando Habilidades
O aluno tem a oportunidade de conhecer os meios digitais mais utilizados no dia a dia e no mercado de trabalho, como as ferramentas para comunicação e pesquisa, criação de textos, planilhas e apresentação de slides (pacote Office básico), além de desenvolver habilidades interpessoais para aumentar as chances de empregabilidade.
Público: jovens de 16 a 24 anos, ex-alunos ou estudantes da rede pública;
Período: 3 de março a 23 de junho;
Aulas: Turma 1 [segundas (8h às 12h) e sextas-feiras (8h às 10h)]; Turma 2 [segundas (14h às 18h) e quintas-feiras (16h às 18h)]; Turma 3 [segundas e quintas-feiras (18h às 20h)].