terça-feira, março 19, 2024

Um vinho para cada tipo de folião

Leia também

Há diversas formas de curtir o feriado de Carnaval, mas brindes memoráveis regados a um bom vinho não podem ficar de fora. Confira dicas para cada ocasião

O Carnaval é uma data comemorativa que agita milhões de pessoas pelo Brasil, movimenta a economia e, de quebra, é um feriadão incrível para curtir com amigos e familiares. Para manter a animação total, o time de sommelières da Wine separou dicas especiais sobre vinhos para todos os tipos de foliões.

Seja você um folião do bloco do sofá ou um que já encomendou um abadá ou fantasia para desfilar nas avenidas da sua cidade, o seu vinho está garantido!

Para quem fica em casa – Bloco sofá!

Se você é uma pessoa que prefere aproveitar o feriadão em casa, seja para descansar, maratonar suas séries e filmes ou colocar tarefas em dia, separe sua taça de vinho preferida. Opte por um vinho mais leve e versátil para acompanhar diferentes momentos e pratos e ir bem em qualquer hora do dia, como por exemplo, vinhos da uva Pinot Noir. Uma ótima dica é o Root: 1 Reserva D.O. Valle de Casablanca Pinot Noir 2020, um exemplar leve, com taninos sutis e com muito frescor, ótimo, inclusive, para ser o seu tinto para dias mais quentes!

(https://www.wine.com.br/vinhos/root–1-reserva-d-o–valle-de-casablanca-pinot-noir-2020/prod27142.html

Para quem busca refúgio – Bloco retiro!

Carnaval é uma época de muita agitação e as cidades podem ficar caóticas aos olhos de quem é da turma do sossego e do silêncio. Se essa é a sua opção, escolha um refúgio ou um lugar mais isolado, para chamar de seu. Aproveite de forma mais calma e desacelerada esses dias de descanso e, claro, deixe um bom vinho te fazer companhia. A dica é optar por um vinho versátil e coringa, como o rosé Baron Philippe de Rothschild Rosé 2021, que é elaborado com a uva Syrah, tem delicadeza e apresenta estrutura para acompanhar desde saladas até carnes vermelhas magras. É um espetáculo!

(https://www.wine.com.br/vinhos/baron-philippe-de-rothschild-rose-2021/prod27120.html

Para quem é do time do churrasco – Bloco do churrasco!

Churrasco combina com qualquer momento do ano, mas em pleno feriado e verão, pode ser ainda mais interessante para curtir a animação. Se o churrasco for durante o dia e o tempo estiver bem quente, aposte em um rosé mais estruturado elaborado com as uvas Malbec ou Tannat, assim você terá a estrutura que precisa para acompanhar desde o vinagrete até a picanha, além de contar com uma bebida refrescante servida em torno de 8ºC. O Partridge Reserva Malbec Rosé 2021 é uma excelente opção. Agora, se for um churrasco noturno com temperaturas mais brandas, será mais agradável apreciar um vinho tinto jovem e com agradável frescor, como o Pueblo del Sol Roble Tannat 2020.

(https://www.wine.com.br/vinhos/partridge-reserva-malbec-rose-2021/prod28230.html e https://www.wine.com.br/vinhos/pueblo-del-sol-roble-tannat-2020/prod27966.html)

Para quem acompanha as escolas de samba e/ou bloquinhos – Bloco da folia!

Faça chuva ou faça sol, folião que ama Carnaval não perde um dia de folia. Seja com seu abadá atrás dos trios elétricos, desfilando em escolas de samba ou nos blocos de rua com suas fantasias e purpurinas, a animação não tem fim. Para você, a escolha certa é um vinho espumante, pois é vibrante e muito refrescante, além de ser uma bela alternativa para levar excelentes drinks nos copos térmicos. O Espumante Ballade Brut by Miolo é o que você precisa para esse momento, pois é um vinho refrescante e cheio de vida!

(https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-ballade-brut-by-miolo/prod28527.html)

Para quem não perde um minuto de praia – Bloco praieiro!

Para a turma que vai curtir na praia, chegar na areia bem cedinho e só sair quando o Sol for embora, você é da galera que sabe aproveitar bem cada minuto. Para isso, não esqueça de colocar o vinho na caixa térmica! Escolha uma opção de consumo fácil como um vinho em latinha ou um vinho engarrafado com vedação screw cap (rosca). Outra dica importante é escolher vinhos mais leves e que possam ser servidos gelados, entre 6 e 8ºC. O Nederburg 56 Hundred Chenin Blanc 2021 é a sugestão ideal para a ocasião, pois é leve, aromático e super refrescante, perfeito para dias calorosos na praia.

(https://www.wine.com.br/vinhos/nederburg-56-hundred-chenin-blanc-2021/prod27191.html)

Para quem prefere fugir do calorão – Bloco das baixas temperaturas!

Para quem não curte dias quentes e pretende fugir do calorão custe o que custar e vai aproveitar o feriadão para viajar para um lugar mais frio ou vai deixar a temperatura do ar condicionado no mínimo todos os dias, um vinho tinto sempre cai bem. Para aproveitar esses momentos, escolha o Mosaiko Reserva D.O. Valle de Cachapoal Cabernet Sauvignon 2019, um vinho expressivamente aromático, estruturado e suculento. 

(https://www.wine.com.br/vinhos/mosaiko-reserva-d-o–valle-de-cachapoal-cabernet-sauvignon-2019/prod28631.html?channable=0162f969640032383633312e&gclid=EAIaIQobChMI1vn1u9qD_QIVQUJIAB3_SAoHEAQYASABEgJwPPD_BwE)

Para quem reúne os amigos enófilos – Bloco Confraria!

Por último, mas não menos importante, há a galera da confraria. Nada mais oportuno do que aproveitar o feriado para juntar a galera apaixonada por vinhos e compartilhar experiências e conhecimentos. O Clos de Los Siete By Michel Rolland 2019 é a escolha certa! Um projeto elaborado por Michel Rolland, enólogo e consultor de Bordeaux mais famoso do mundo, que viu no Valle de Uco, Mendoza, o terroir ideal para desenvolver esse projeto de renome mundial. A paixão pela Argentina e a excelência na produção de vinhos cria um vinho autêntico, expressivo e complexo. Vale lembrar que a safra 2018 está na lista do top 100 melhores vinhos eleitos pela revista Wine Enthusiast e pela revista Wine Spectator, e foi também classificada como o top 100 melhores vinhos argentinos de 2021 no ranking James Suckling!

(https://www.wine.com.br/vinhos/clos-de-los-siete-by-michel-rolland-2019/prod27711.html)

Para todos os tipos de carnavais, há um vinho especial! Garanta já o seu vinho e aproveite.