terça-feira, março 19, 2024

Carnaval Consciente: 5 dicas para o consumo moderado de álcool

Leia também

Além das dicas para o consumo moderado de álcool, representantes do setor de destilados reforçam a necessidade de intensificar a fiscalização contra bebidas falsificadas

É Carnaval! E as festividades de rua estão a todo vapor. Só para as festas de rua, por exemplo, a expectativa da prefeitura da capital de São Paulo é que a festa atraia cerca de 15 milhões de pessoas. Já em Belo Horizonte (MG), a prefeitura estima que 5 milhões de foliões estarão nas ruas.   

Além da segurança de manter os pertences em pochetes ou bolsas menores, o folião também deve ficar atento à ingestão moderada de álcool – ou seja, aquela feita sem exageros, que é um hábito de consumo consciente.   

A adoção de medidas responsáveis para curtir o Carnaval é fundamental para manter a energia para todas as festas. O presidente da Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD), Eduardo Cidade, frisa que escolher bem os locais de compra de bebida alcoólica é uma das formas de evitar álcool falsificado e, com isso, prevenir riscos à saúde.   

“Nós temos um trabalho e atuação muito eficientes em acompanhar e combater os impactos do mercado ilegal na sociedade. Os destilados ilícitos correspondem a cerca de 36% do volume de bebidas destiladas comercializadas no país.  

” A participação de destilados ilícitos traz prejuízos econômicos para o país e riscos à saúde dos consumidores. Precisamos nos conscientizar sobre isso e, especialmente, sobre a piora da renda e do emprego, que normalmente leva o consumidor a buscar opções de consumo mais baratas e que estão mais propensas a esse tipo de atividade ilícita”, frisou Cidade.   

Para curtir o Carnaval, listamos algumas dicas para o folião consciente:   

Evite a todo o custo beber de estômago vazio. Faça desta uma regra de ouro para sempre: bebida só acompanhada de comida! Alimentos saudáveis como banana, abacate, ovos, frutas vermelhas e batata doce são ótimas pedidas para dar energia extra para a folia.   

Alterne cada bebida alcoólica com uma não alcoólica. Qual a melhor opção? Tenha sempre uma garrafinha de água com você e assim seu o corpo sempre estará hidratado.   

Beba devagar. Um pouco de cada vez. Se for preciso, vá controlando com o relógio para evitar beber demais e rápido – e aproveite a festa, é muito bom lembrar da festa no dia seguinte!  

Rejeite bebidas oferecidas por estranhos. Faça boas escolhas de consumo e não aceite beber apenas para agradar a outra pessoa.  

Compre em estabelecimentos seguros. Evite comprar bebidas na rua e busque identificar qualquer rótulo alterado. Bebidas falsificadas são produzidas sem qualquer controle sanitário ou de qualidade, utilizam ingredientes inadequados e podem causar graves danos à saúde.