segunda-feira, fevereiro 26, 2024

Nutricionista dá dicas para se alimentar bem e manter a saúde no carnaval 

Leia também

Cachaça de Jambu e Licor de Banana estrelam carta de drinks com raízes brasileiras do Miltes Bar

Com preparos autorais exóticos, o novo empreendimento gastronômico curitibano...

Confira as opções de lazer para as famílias neste fim de semana

Parque temático, encontros com o personagem Bita, Semana do...

Projeto Tamar lança exposição no RioMar Aracaju

RioMar Aracaju recebe exposição educativa do Projeto Tamar A partir...

Neste sábado, shopping de Aracaju promove mais uma campanha de adoção de pets

Adoção de Estimação acontece neste sábado (24), em parceria...

Inscrições abertas para cursos gratuitos no Instituto JCPM em Aracaju

Oportunidades em três diferentes formações são destinadas a jovens...

O carnaval está chegando e já tem muita gente de olho nas programações da Folia de Momo. Mas, não é só cair na folia sem pensar no amanhã, mesmo durante a festa é preciso ficar atento aos cuidados com a saúde. Até porque, os exageros ou uma má alimentação podem prejudicar toda a curtição.

Pensando em ajudar a manter a saúde equilibrada nos dias de carnaval, conversamos com a nutricionista e professora da Faculdade São Luís de França, Júlia Franco, que falou um pouco sobre os cuidados essenciais neste período.

“É importante, durante o carnaval, manter uma alimentação equilibrada e fazer a hidratação de uma forma regular e correta para evitar casos de desidratação, já que é uma época do ano muito quente. Além disso, também é recomendável evitar comer alimentos que sejam prejudiciais à saúde e preferir opções saudáveis para manter a energia durante o dia”, explicou a nutricionista.

De acordo com a professora, é importante comer de forma moderada e evitar jejuns muito longos porque eles podem levar a compulsão alimentar posteriormente. “Recomenda-se que sejam evitados alimentos que sejam muito gordurosos, alimentos processados e ultraprocessados, assim como aqueles que são ricos em açúcares, porque eles podem ocasionar desidratação, inchaço corporal e alguns desequilíbrios nutricionais. Como exemplos de alimentos que devem ser evitados eu cito os Fast food, salgadinhos, refrigerantes e bebidas alcoólicas em excesso”, destacou.

Uma dica de alimento prático e refrescante são as frutas, elas são ricas em nutrientes e água, que ajudam a manter o corpo hidratado, além de fornecer bastante energia. Para as refeições a nutricionista ressalta a importância das proteínas e grãos. “As proteínas magras que incluem as carnes magras, peixe, frango e feijão devem ser consumidas, porque vão ajudar a manter a sociedade e ajudar a fornecer energia. Os grãos integrais também vão fornecer uma boa fonte de carboidratos complexos e fibras. Também é fundamental não esquecer de tomar água para manter o corpo hidratado e evitar a desidratação, comum a esta época do ano”, afirmou.

Anota aí as dicas da nutri para se alimentar bem e cuidar da saúde no carnaval:

– Beba água de forma regular

– Evite bebidas açucaradas

– Não consuma bebidas alcoólicas de forma excessiva

– Continue a escolher alimentos saudáveis como as frutas, verduras, proteínas e grãos integrais

– Coma de forma moderada e regular: não faça jejuns prolongados e também não aumente a quantidade de alimentos que você está acostumado a comer

– Planeje suas refeições e seus lanches com antecedência, garantindo opções saudáveis para esses dias de festa

– Durma bem: mantenha a qualidade do seu sono pois isso é fundamental para conseguir passar por esses dias de festa.