segunda-feira, abril 15, 2024

Dia Mundial do Rim é celebrado com exames gratuitos no Shopping Jardins

Leia também

Fábio Snoozer apresenta-se neste domingo no Shopping Jardins

Músico é atração do projeto Viva Música O cair da...

Trupe Guaraná apresenta show de mágica neste fim de semana

Espetáculos gratuitos acontecem neste sábado e domingo, 13 e...

Roupa Nova anuncia sessão extra em Aracaju no dia 22 de maio

Após os ingressos do show se esgotarem com apenas...

Um a cada três bares em Sergipe opera no prejuízo; saiba os motivos

A pesquisa é da Associação Brasileira de Bares e...

Nesta quinta-feira, 9 de março, a Clínica Saúde Center e o Hospital Renascença realizam exames e compartilham informações sobre doenças renais, das 13h às 16h

Há 17 anos, a segunda quinta-feira do mês de março é dedicada ao Dia Mundial do Rim. A data criada pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) busca chamar a atenção da população mundial para a importância da saúde desses órgãos vitais e contribuir com a disseminação de práticas saudáveis para a prevenção de doenças renais, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Na capital sergipana, o 9 de março será marcado pelo compartilhamento de informações e a realização de exames gratuitos no Shopping Jardins.

Nesta quinta-feira (9), profissionais da Clínica Saúde Center e do Hospital Renascença estarão no mall em frente ao GBarbosa, das 13h às 16h, orientando a população sobre a importância da saúde dos rins e realizando os seguintes serviços gratuitos: exame de creatinina e aferições de pressão arterial e de glicemia capilar (feita na ponta do dedo). De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), alterações nesses três indicadores podem sugerir a presença de problemas renais e contribuir para o diagnóstico precoce.

Fatores de risco

A entidade estima que mais de 20 milhões de brasileiros têm algum tipo de doença renal crônica, mas apenas uma pequena parcela dessa população está diagnosticada, ou seja, sabem que têm a doença. É importante destacar que os rins são órgãos fundamentais para a sobrevivência, sendo responsáveis pela eliminação de toxinas do sangue, regulações da formação do sangue e dos ossos e da pressão sanguínea e controle do balanço químico e de líquidos do corpo.

A SBN adverte que os principais fatores de risco para a doença renal são a hipertensão arterial, o diabetes e doenças familiares, mas outros fatores, como obesidade, fumo, uso de medicações nefrotóxicas, também podem prejudicar os rins. Idosos, portadores de doença cardiovascular e pessoas com história de doença renal na família devem ser examinados com mais atenção porque têm grande potencial para desenvolver lesão renal.

Prevenção

Praticar atividade física regularmente; evitar o consumo excessivo de sal, carne vermelha, gorduras e bebidas alcoólicas; não usar medicamentos sem prescrição médica, em especial, os anti-inflamatórios não hormonais; cuidar da hidratação do corpo e manter a pressão arterial, o colesterol, a glicose e o peso corporal sob controle são algumas medidas importantes para a prevenção de doenças renais.

Dia Mundial do Rim

O quê? Clínica Saúde Center e Hospital Renascença orientam a população sobre a importância da saúde dos rins e realizam serviços gratuitos de aferição da pressão arterial, glicemia capilar (ponta do dedo) e exame de creatinina.
Quando? Quinta-feira, 9 de março, das 13h às 16h.
Onde? Mall em frente ao GBarbosa do Shopping Jardins – Av. Ministro Geraldo Barreto Sobral, 215 – Jardins, Aracaju | SE.
Acesso? Gratuito.