sábado, março 2, 2024

Líbia comemora prato nacional com cuscuz gigante de quase 2.500 quilos

Leia também

Graças ao rápido avanço tecnológico e à globalização, agora temos acesso a alguns dos pratos mais populares de todo o mundo. Pratos italianos como massas e até sushi japonês tornaram-se comuns para os paladares de todos os povos. O cuscuz marroquino é um desses ingredientes que ganhou o mundo. Consiste, basicamente, de bolinhas de sêmola ou trigo cozidos no vapor. Em geral, é preparado levemente cozido e combinado com legumes, carnes e especiarias.

Segundo o NDTV Food, recentemente, a Líbia comemorou seu prato nacional fazendo um prato gigante de cuscuz. A iguaria tinha quase 2.500 quilos!

O evento aconteceu na sexta-feira (10), na cidade de Sabratah, na Líbia. Pessoas de todo o país se reuniram para celebrar o humilde prato no festival “Dia do Cuscuz”, realizado na cidade.

Os organizadores criaram um prato gigante de cuscuz pesando 5.500 libras ou 2.495 quilos aproximadamente.

“No bairro de onde venho, o cuscuz é muito popular. É cozido com cebola e cravo e dá para sentir o cheiro à distância”, disse à Reuters o participante do festival líbio Ahlam Fakhri Al-Aradai. “Estamos muito felizes com esta celebração e este festival”, acrescentou.

O cuscuz gigante fazia parte das comemorações do terceiro Dia do Cuscuz, evento anual que celebra o prato básico da Líbia. Quando o evento chegou ao fim, o imenso cuscuz foi distribuído entre as centenas de participantes.

“O cuscuz é excelente, com cebola, carne e verduras. Espero que o façam todos os anos”, disse um morador, Khaled Zarti, à Reuters. Os organizadores e patrocinadores do evento do Dia do Cuscuz afirmaram que também conseguiram quebrar o recorde mundial do maior prato, segundo o Libya Herald.

Fonte feed: Via Feed Revista Menu