quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Parceria entre o RioMar Aracaju e órgãos ambientais marca a programação alusiva ao Dia Mundial da Água

Leia também

Pão Recheado com Atum: pra fazer em casa

Rendimento: 12 porçõesTempo de Preparo: 90 minutosCalorias: 175 a...

Aracaju recebe a exposição ‘O Fantástico Mundo Marinho’

Exposição "O Fantástico Mundo Marinho" chega ao RioMar Aracaju...

Pré-Caju 2024 será lançado no dia 22 de março

Durante a solenidade, serão anuciadas a programação e demais...

Dia Mundial da Água reforça o valor do recurso natural para o planeta

Celebrada em 22 de março, a data será comemorada no RioMar Aracaju com uma vasta programação realizada ao lado de diversos órgãos ambientais

Nesta quarta-feira, 22 de março, o mundo celebra o Dia da Água e promove discussões acerca do aquecimento global, que gera eventos climáticos extremos afetando toda a Terra.  A água é um recurso primordial para a manutenção da vida no planeta e é urgente a necessidade da conscientização coletiva, para a preservação de um dos maiores bens naturais da humanidade.

Consciente de sua responsabilidade socioambiental diante da sociedade sergipana, o RioMar Aracaju se soma a vários órgãos engajados com a causa da preservação ambiental e promove a ação ‘Caminho das Águas’, que vem reforçar o compromisso do shopping, Semac, Ibama, ITP e Marinha do Brasil, com o meio ambiente.  

Durante o evento, que acontece na quarta-feira (22), o público será convidado a participar de oficinas, roda de conversa, teatro, contação de história e jogos educativos, além de ter acesso a uma estação meteorológica, realização de análise de água e apreciar exposições.    

A ação ocorre de forma simultânea no Coworking Sustentável e ao lado do restaurante Madero, ambos localizados no piso L1, das 09h às 20h. A programação ainda inclui a participação da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e Colégio Arqui, instituição de ensino reconhecida pelo trabalho de conscientização ambiental que realizada junto aos alunos.

Confira a programação que irá acontecer no espaço ao lado do Madero:

Das 9h às 18h, o visitante terá acesso a exposições e aos stands da Secretaria do Meio Ambiente, Ações Climáticas e Sustentabilidade (SEMAC), Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), Ibama e Marinha do Brasil.

A Secretaria Do Meio Ambiente Ações Climáticas e Sustentabilidade (SEMAC), irá trazer uma Estação Meteorológica, onde o visitante poderá conferir o processo de recolhimento de dados para o monitoramento ambiental, além de promover o divertido jogo Caminho das Águas, para a criançada. A brincadeira acontecerá em duas rodadas coletivas nos seguintes horários: das 9h às 10h e das 16h às 17h. Das 19h às 20h, haverá roda de conversa com a Rease: XV Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe. 

O Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) irá promover análises físico-químicas da água. Durante o período do evento, o público poderá levar uma amostra de água de casa e verificar alguns parâmetros, como Ph e oxigenação. A ação acontecerá das 09h às 18h.

No espaço do IBAMA, haverá sensibilização e oficina Defeso do Caranguejo Uçá, mesa de pintura para crianças e disponibilização de livros didáticos infantis. A ação irá ocorrer das 11h às 12h. Já das 14h30 às 15h, haverá contação de história ‘Vítimas da Poluição’, inspirada no livro infantil Uçazinho.

A Marinha de Sergipe participará da ação promovendo oficina de nós, das 09h às 18h.  Além disso, os oficiais irão realizar uma rodada de conversa para os jovens do Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM) sobre as curiosidades da corporação e como proceder para entrar na corporação.

Programação itinerante que acontecerá no Coworking Sustentável:

Colégio Arqui irá promover oficina de reciclagem, das 10h às 11h, com plantio de sementes diversas. A ação tem como focos o uso da água e a substituição do plástico por matéria orgânica. Já das 14h às 14h30, as crianças poderão assistir à contação de história.

Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), estará apresentando para crianças o Teatro Ambiental, das 15h às 16h.