terça-feira, março 5, 2024

‘Talk Show – Informar é Incluir’ marca as comemorações pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo, no RioMar

Leia também

Guylian traz novidade em sua linha para Páscoa

A marca de chocolate belga aumenta seu portfólio com...

Inscrições abertas para a Meia Maratona 21k Sergipe Run

Consolidada como uma das mais importantes corridas de rua...

10ª Edição do Café com Case discute o direito à cidade

Organizado por estudantes do quarto período do curso de...

Evento ‘Talk Show – Informar é Incluir’ marca as comemorações pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo 

A iniciativa é uma organização do Autismo Sergipe, em parceria com RioMar Aracaju, e visa informar, orientar, conscientizar a sociedade sobre o TEA

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, o RioMar Aracaju, em parceria com o Autismo Sergipe(@autismosergipe) abraça algumas ações alusivas à data, neste fim de semana, dias 22 e 23. O evento irá promover momentos de interação do público com autistas adultos, mães de pessoas com TEA, terapeutas e ativistas.

O espaço estará aberto à sociedade em geral, para troca de informações, orientação e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). No sábado (22), o evento irá oferecer contação de histórias, oficinas sensoriais e circuito de brincadeiras comandado pela Desenvolve Kids, marca presente na loja colaborativa Ohana – localizada no piso L2 do RioMar -, que trabalha com brinquedos e jogos voltados ao público infantil. Das 14h às 18h, o público terá acesso gratuito a todas as ações ofertadas através da parceria com a Desenvolve Kids.

 Já no domingo (23), acontecerá o Talk Show – Informar é Incluir, das 16h às 19h30, que contará com a participação de profissionais para uma roda de conversa e troca de informações com o público em geral. Entre as integrantes da ação estão: Lorena de Castro, servidora pública que atua como coordenadora do atendimento LGBTQIAP+ no Instituto de Identificação do Estado de Sergipe, autista, TDAH Hiperativa impulsiva, doutoranda em Letras pela UFS e membro do Coletivo Autista de Sergipe (CAS); Anna Cecília Cacho, mãe de autista, advogada graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e especialista em Direitos Fundamentais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/IBCCRIM; Viviane Cardoso Batista, mãe atípica, graduada em design gráfico pelo Instituto Europeu de Formação Profissional, empresária, idealizadora da Ritual V, RV Cosméticos, evento Master Nails e loja de brinquedos educativos Dunitê e Renata Aragão, psicóloga clínica, especialista em terapia cognitiva e comportamental, hipnoterapeuta clínica e formação  em comunicação não violenta.

A iniciativa também contará com a mostra de Luiz Felipe Freitas, que estará expondo suas produções gráficas e artesanais, e promovendo uma tarde de autógrafo do livro ‘Meu Mundo em Desenhos’, no domingo, às 15h. O artista foi diagnosticado com TEA aos 3 anos de idade e aos 5, quando aprendeu a falar, iniciou sua trajetória no desenho. Sempre abordando os animais selvagens como tema, hoje, aos 20 anos de idade, além dos desenhos, Luiz Felipe produz em massa de modelar e biscuit réplicas de seus animais favoritos.

Todas as atividades serão realizadas no piso L1, ao lado do restaurante Madero, das 16h às 19h. A contação de histórias, oficinas e circuito de brincadeiras acontecerá das 14h às 18h. Já a exposição de Luiz Felipe Freitas estará aberta à visitação das 14h às 18h, na sexta e domingo, e no sábado, das 16h às 19h. Todos os eventos terão entrada gratuita. 

“Durante o mês de abril estaremos promovendo ações de conscientização sobre o TEA, buscando levar informações sobre o transtorno, pois acreditamos que o conhecimento sempre será o caminho para combater o preconceito. Durante 3 dias, iremos debater temas relevantes que têm como objetivo ultrapassar a barreira do preconceito e promover a inclusão. E nesta luta, o Autismo Sergipe é abraçado pelo RioMar, que abre suas portas para acolher a nossa causa”, pontua a psicóloga Savylla Santos, uma das criadoras da página Autismo Sergipe. 

“Através da política de inclusão do Grupo JCPM, o RioMar está sempre de portas abertas para abraçar causas que fomentam e visam conscientizar a sociedade acerca da diversidade. O RioMar já disponibiliza vagas exclusivas para autistas, sessão de cinema especial para pessoas com TEA, além do serviço de empréstimo de abafadores de ruídos, para o conforto de todos que possuem hipersensibilidade auditiva. E ainda para este ano, estamos trabalhando em novos serviços que irão garantir tranquilidade no acesso e permanência dos autistas e familiares em nosso shopping”, adianta a gerente de marketing do RioMar Aracaju, Danielle Sônego. 

Foto. ShutterStock