quinta-feira, março 28, 2024

Instituto JCPM promove rodas de conversa sobre mercado de trabalho e a importância da Libras

Leia também

RioMar Aracaju promove ação em homenagem a grandes referências sergipanas

RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe Iniciativa...

Bares e restaurantes se preparam para o feriado da Páscoa

Os empreendedores têm a oportunidade de oferecer um cardápio...

Chef Gabriel Pita prepara pudim de pistache com azeite de oliva extra virgem

A Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de...

Sergipe é o 3º do NE em geração de empregos nas micro e pequenas empresas

Os pequenos negócios de serviços e construção são os...

Evento acontece nesta segunda-feira, 24 de abril, no Shopping Jardins, e o acesso é gratuito

Com o objetivo de compartilhar informação e contribuir com a construção de uma sociedade mais inclusiva, o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM), em parceria com o Shopping Jardins e o Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese), promove rodas de conversa sobre “O Surdo e o Mundo do Trabalho” e “A Importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras)”. O evento acontece nesta segunda-feira, 24 de abril, das 13h30 às 16h, no espaço em frente ao Bob´s do Shopping Jardins, e o acesso é gratuito.

O encontro contará com a presença de 40 alunos do Ipaese e toda a população está convidada a participar. A ação celebra duas datas importantes para a comunidade surda no Brasil. Comemorado em 23 de abril, o Dia Nacional da Educação Para Surdos visa ressaltar as lutas e conquistas desta comunidade com a integração de práticas inclusivas no ensino regular. Já em 24 de abril celebra-se o Dia Nacional da Libras que, em 2002, foi instituída como a segunda língua oficial do país.

Contribuindo para a formação e a empregabilidade da juventude de Aracaju há 6 anos, o IJCPM também desenvolve ações voltadas à formação e à inclusão de jovens surdos. Além de seus cursos contarem com intérprete de Libras, o instituto realiza o Comunica+, que visa potencializar a comunicação de jovens surdos, com suporte da língua portuguesa escrita e habilidades relacionais. A instituição também colabora com a qualificação das equipes dos shoppings Jardins e RioMar Aracaju e, a cada semestre, realiza o Curso Básico de Libras para Atendimento.

Hoje, mais de 220 jovens de 16 a 24 anos participam das atividades realizadas pelo IJCPM, sendo 11 deles surdos, e neste ano, o instituto celebrou a primeira inserção de um aluno surdo no mercado de trabalho.

Rodas de Conversa

O quê? Em comemoração ao Dia Nacional da Educação Para Surdos e ao Dia Nacional da Libras, o Instituto JCPM promove rodas de conversa sobre “O Surdo e o Mundo do Trabalho” e “A Importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras)”.
Quando? Segunda-feira, 24 de abril, das 13h30 às 16h.
Onde? Em frente ao Bob´s (Praça de Alimentação Arcos) do Shopping Jardins – Av. Ministro Geraldo Barreto Sobral, 215 – Jardins, Aracaju | SE.
Acesso? Gratuito.