sexta-feira, março 29, 2024

Dia Nacional da Caatinga é celebrado com exposição no RioMar Aracaju

Leia também

RioMar Aracaju promove ação em homenagem a grandes referências sergipanas

RioMar Aracaju homenageia 10 mulheres de destaque em Sergipe Iniciativa...

Bares e restaurantes se preparam para o feriado da Páscoa

Os empreendedores têm a oportunidade de oferecer um cardápio...

Mundo joga fora mais de 1 bilhão de refeições por dia, segundo a ONU

O desperdício de alimentos continua a prejudicar a economia...

Chef Gabriel Pita prepara pudim de pistache com azeite de oliva extra virgem

A Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de...

Caatinga é tema de exposição no RioMar Aracaju

A mostra fotográfica faz parte das comemorações ao Dia Nacional da Caatinga celebrado em 28 de abril

Em alusão ao Dia Nacional da Caatinga, o RioMar Aracaju acolhe a exposição fotográfica “Na Rota da Caatinga”, assinada pelo historiador, educador social, repórter fotográfico e poeta popular, Emanuel Souza Rocha.

A mostra apresenta 14 imagens com registros das andanças do fotógrafo sergipano, em regiões do semiárido, mostrando um pouco da diversidade da fauna e flora da caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro. 

Na Rota da Caatinga apresenta imagens que revelam belas paisagens, cores vibrantes e o potencial natural que caracteriza a região, desmistificando o bioma como um cenário seco e coberto de cactos. O nome caatinga vem do tupi-guarani e significa Mata Branca, em uma menção à paisagem que se forma na época de estiagem, quando as árvores perdem as folhas, como forma de resistir ao período de pouca água.

A mostra será lançada nesta sexta-feira, 28 de abril, no Corredor Cultural, ao lado da Livraria Leitura. A expo estará aberta à visitação pública de segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 21h. O acesso é gratuito.

Sobre o fotógrafo Emanuel Rocha 

Emanuel Souza Rocha, sergipano de Aracaju e desde a década de 1980, militou em ONGS e Movimentos Populares, entre eles o Centro Sergipano de Educação Popular (CESESP), Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR) e a Articulação do Semiárido (ASA). Além de participar do documentário “Meninos Marcados para Morrer”, cooperou com a imprensa sergipana escrevendo artigos sobre problemas sociais.

Foi Gestor do Monumento Natural Grota do Angico (MONA), Unidade de Conservação Estadual, no qual colaborou com a criação do documentário Angico de fora a fora” que mostra a importância do MONA para a economia, turismo e ciência. Atualmente é repórter fotográfico da SEMAC. Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas

Escreve literatura de cordel com temas variados dando ênfase à importância do nordeste brasileiro. 

Fotos. Emanuel Rocha