terça-feira, março 5, 2024

Confira quais alimentos você não deve reaquecer no micro-ondas

Leia também

Guylian traz novidade em sua linha para Páscoa

A marca de chocolate belga aumenta seu portfólio com...

Inscrições abertas para a Meia Maratona 21k Sergipe Run

Consolidada como uma das mais importantes corridas de rua...

10ª Edição do Café com Case discute o direito à cidade

Organizado por estudantes do quarto período do curso de...

Sobras de comida e micro-ondas podem ser um salva-vidas, especialmente quando você está com pressa. Seja para um almoço rápido ou uma refeição preguiçosa, você só precisa colocar um prato de comida no eletrodoméstico e reaquecê-lo. É possivelmente uma das maneiras mais fáceis de matar sua fome em minutos.

Você pode reaquecer uma variedade de alimentos no aparelho. Mas você sabia que não deve reaquecer todos os alimentos? É isso mesmo, nem todos os alimentos respondem bem ao reaquecimento. Alguns deles podem ficar contaminados ou ficar secos e sem sabor ao serem reaquecidos.

De acordo com especialistas, as bactérias nos alimentos armazenados quebram as proteínas ainda mais, reduzindo o valor nutricional dos alimentos. Isso também pode levar a problemas como intoxicação alimentar.

Pensando nisso, selecionamos uma lista de alimentos populares que você nunca deve reaquecer no micro-ondas. Confira abaixo:

Arroz

Diz-se que o arroz contém esporos de Bacillus cereus – uma bactéria que muitas vezes leva a intoxicação alimentar. Esses esporos sobrevivem quando o arroz é cozido e podem se multiplicar se o arroz for mantido em temperatura ambiente por um longo período.

Portanto, é preciso esfriar rapidamente o arroz restante e guardá-lo na geladeira, e reaquecê-lo adequadamente em um fogão antes de comê-lo novamente. O reaquecimento do arroz em um micro-ondas não consegue interromper o crescimento de Bacillus cereus, o que leva a problemas de saúde.

Ovos cozidos

Reaquecer ovos cozidos em um micro-ondas pode fazer com que eles explodam, liberando toxinas carcinogênicas que são prejudiciais à saúde. Além disso, esse processo também pode ser arriscado e levar a lesões.

Se você precisar reaquecer um ovo em um micro-ondas, certifique-se de perfurar a clara e a gema para evitar que ele exploda.

Café

Reaquecer café em um micro-ondas é possivelmente o fenômeno mais comum em nossa vida cotidiana. Mas isso deve parar agora. Por quê? É porque o café fica ácido quando esfria; reaquecê-lo ainda mais pode quebrar o aroma restante e torná-lo sem graça e sem sabor. Em vez disso, armazene seu café em um frasco térmico e aproveite-o quando quiser.

Frango

O micro-ondas não consegue aquecer a comida uniformemente, o que significa que algumas partes da comida cozinham mais rápido do que outras.

Para o frango, é importante cozinhá-lo por completo para evitar que, se a proteína se quebrar de maneira desigual, isso possa levar a um estômago irritado e até mesmo a intoxicação alimentar.

Peixe

O forno de micro-ondas absorve a umidade, o que significa que reaquecer peixe nele pode tirar toda a sua maciez, deixando-o seco e difícil de mastigar.

Além disso, os óleos gordurosos podem se decompor durante o processo de aquecimento no aparelho, resultando em um cheiro desagradável de peixe.

Fonte feed: Via Feed Revista Menu