segunda-feira, março 4, 2024

Bob’s amplia investimentos em sustentabilidade com inclusão de bandejas fabricadas com material 100% reciclado

Leia também

Guylian traz novidade em sua linha para Páscoa

A marca de chocolate belga aumenta seu portfólio com...

Inscrições abertas para a Meia Maratona 21k Sergipe Run

Consolidada como uma das mais importantes corridas de rua...

10ª Edição do Café com Case discute o direito à cidade

Organizado por estudantes do quarto período do curso de...

Mais de 7 mil unidades já foram produzidas para substituição gradativa nos pontos de venda

Bob’s, em parceria com a Ambipar Boomera, empresa especializada em soluções de Logística Reversa e Engenharia Circular, desenvolveu matéria-prima exclusiva feita com 100% de material reciclado para produção de bandejas sustentáveis, que serão disponibilizadas nos pontos de venda da rede de fast food em todo Brasil.

A novidade segue a estratégia da marca de investir em práticas sustentáveis, que envolvem todas as áreas da empresa e contemplam, entre outras ações, programas como energia renovável, gestão de resíduos, embalagens recicláveis, canudos 100% biodegradáveis e a ampliação das ações do Instituto Bob´s.

Além da inclusão de produtos mais sustentáveis nos pontos de venda, a parceria com a Ambipar Boomera incentiva a economia circular com geração de renda e estímulo do descarte correto do material. “A produção das mais de 7 mil bandejas conecta cerca de 380 cooperativas em todo o Brasil que impactam mais de 8.000 catadores”, declara Marcelo Batista, diretor de Supply Chain do Bob´s.

As etapas de desenvolvimento dos produtos envolveram, incialmente, o engajamento das cooperativas parceiras da Ambipar Boomera para a realização de triagem de materiais que teriam como destino os aterros sanitários. Com essa seleção, a empresa criou uma resina para a produção dos novos produtos, o que resultou nas bandejas do Bob’s. “O projeto com o Bob’s foi desafiador por transformar embalagens consideradas de difícil reciclagem em produtos que vão retornar ao ecossistema de forma sustentável”, explica Guilherme Brammer, fundador da Boomera e head de economia circular na Ambipar Group. As bandejas atuais serão substituídas gradativamente de acordo com o ciclo de vida das mesmas e destinadas à reciclagem.

ESG Bob’s

O Bob’s tem estabelecido o ESG como um de seus pilares estratégicos, com práticas administrativas que favorecem a preservação do meio ambiente e a gestão sustentável dos colaboradores e do negócio. “O Bob´s possui diversas iniciativas voltadas para ESG. Na área social, o foco é o Instituto Bob’s que apoia a educação de jovens e a formação de profissionais; e na parte ambiental investimos em projetos de desenvolvimento de materiais biodegradáveis e recicláveis, gestão de resíduos, além da bandeja, que viabiliza o processo de economia circular”, explica o executivo do Bob’s.   

Um dos projetos em andamento e com boas perspectivas de expansão dentro da rede é a “geração distribuída compartilhada” que permite a inclusão de energia renovável nas lojas Bob’s com apoio de usinas solares e concessionárias de energia. Esta ação converge com os interesses de ESG do Bob’s na redução de gases de efeito estufa (GEE). Iniciado em 2022, a previsão é que o projeto de energia limpa tenha um aumento de cerca de 80% nas lojas aptas para receber essa tecnologia este ano.

Já o Programa de Gestão de Resíduos do Bob’s tem como objetivo uniformizar ações de gestão no reaproveitamento e na geração e reciclagem dos resíduos de forma a reduzir impactos ao meio ambiente. E consolidar a cultura organizacional, como por exemplo, trazer a educação ambiental para os jovens que por muitas vezes estão em seu primeiro emprego.  O Bob’s também está investindo no desenvolvimento de matéria-prima 100% biodegradável, compostável e de origem renovável, para aplicação em embalagens flexíveis diversas e a utilização de canudos 100% biodegradáveis.

Para colaborar com o desenvolvimento social o Instituto Bob´s, organização sem fins lucrativos criada em 2022, tem como propósito apoiar projetos educacionais para adolescentes e jovens em diversas regiões do Brasil. A primeira parceria estabelecida foi com a ONG “Maré do Amanhã” que atua na cidade do Rio de Janeiro, em que o Bob’s apoiou a aquisição de instrumentos musicais para os jovens do projeto por meio da campanha “Doe pro Amanhã”. “A principal missão do Instituto Bob’s é proporcionar uma economia mais inclusiva e sustentável, permitindo acesso à capacitação para jovens, assim como contribuir para a educação do mercado e apoiar o desenvolvimento social e a sustentabilidade. Juntos, vamos promover um impacto positivo em comunidades e na economia circular”, acrescenta Valéria Ribeiro, Diretora de Gente e ESG do Bob’s.