quinta-feira, setembro 21, 2023

Patrulha Maria da Penha promove ação educativa no RioMar Aracaju

Leia também

Ações alusivas à Semana Nacional de Trânsito acontecem no RioMar Aracaju

Eu Sou o Trânsito Mude de conduta, não vire estatística:...

Primavera chega em grande estilo no Shopping Jardins

De 21 a 25 de setembro, o empreendimento apresenta...

Você em Dia grava programa especial no BoaLuz Park

O BoaLuz Park recebeu a gravação do programa Você...

Descubra os destinos mais cobiçados pelos brasileiros para os próximos meses

Pesquisa realizada pela Preply revela tendências de viagem dos...

Patrulha Maria da Penha realiza ação educativa que visa o combate à violência contra a mulher

A iniciativa acontece no RioMar Shopping, em parceria com a Guarda Municipal de Aracaju

Encerrando o mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, nos dias 30 e 31 de agosto, o RioMar Aracaju, em parceria com a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), recebe a Patrulha Maria da Penha, para conscientizar, tirar dúvidas e orientar o público sobre o combate à violência doméstica.

Há quatro anos, a PMP foi implantada na capital sergipana como forma de proteção a mulheres vítimas de violência. Criada pela Lei Municipal 4.480, a Patrulha Maria da Penha é um órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, a partir do convênio firmado pela Prefeitura de Aracaju com o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE).

Desde a sua criação, em 2019, a guarnição tem como proposta realizar o acompanhamento de mulheres que receberam medidas protetivas de urgência, previstas na Lei Maria da Penha, determinadas pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar, órgão ligado ao TJ. Os principais objetivos da PMA é garantir que a medida protetiva não seja quebrada e que a mulher vítima de violência não volte a ser agredida, bem como garantir o encaminhamento dessa mulher aos demais serviços ofertados pela rede de proteção.

Durante a realização da ação no RioMar Aracaju, o atendimento ao público acontecerá em frente ao Ceac, piso L1, das 10h às 22h. A iniciativa contará também com exposição da viatura utilizada nas ocorrências atendidas pela PMP.  

Sobre a Lei Maria da Penha

A Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, surgiu da necessidade de inibir os casos de violência doméstica no Brasil. O nome foi escolhido em homenagem à farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que sofreu agressões do ex-marido por 23 anos e ficou paraplégica após uma tentativa de assassinato. O julgamento do caso demorou justamente por falta de uma legislação que atendesse claramente os crimes contra a mulher. Hoje, a lei 11.340/2006 considera o crime de violência doméstica e familiar contra a mulher como sendo “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.

Além de proteger mulheres em situação de violência e salvar vidas, a LMP pune os agressores, fortalece a autonomia das mulheres, educa a sociedade e cria meios de assistência e atendimento humanizado, bem como inclui valores de direitos humanos nas políticas públicas para o enfrentamento e combate à violência de gênero.