quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Conexão Juventude mobiliza jovens em torno da sustentabilidade

Leia também

Aracaju recebe a exposição ‘O Fantástico Mundo Marinho’

Exposição "O Fantástico Mundo Marinho" chega ao RioMar Aracaju...

Pré-Caju 2024 será lançado no dia 22 de março

Durante a solenidade, serão anuciadas a programação e demais...

Instituído em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Juventude convoca toda a sociedade a refletir sobre a educação e a conscientização dos jovens como protagonistas do futuro do planeta. No Instituto JCPM de Compromisso Social, a data celebrada em 12 de agosto ganha ainda mais projeção com o Conexão Juventude. Neste ano, o evento realizado durante o Mês da Juventude teve a sustentabilidade como tema e convidou os alunos e estudantes de instituições parceiras a protagonizarem e participarem de palestras, oficinas, atividades culturais e esportivas que tiveram como pilares a Diversidade e Inclusão, o Meio Ambiente, a Inovação e a Segurança.

Toda a concepção e realização do Conexão Juventude em Aracaju ficou a cargo de uma comissão formada por 10 jovens que participaram de oficina de produção de eventos conduzida por Isabele Ribeiro, criadora de uma das principais feiras de economia criativa da cidade. “Fazer a oficina e ter a oportunidade de colocar em prática tudo o que vimos nas aulas foi uma experiência muito enriquecedora. Aprendi que ter cuidado com a planta baixa, o cronograma, a segurança, o meio ambiente e outros pontos de organização são fundamentais para o sucesso de um evento”, destacou Stephanie Santos, de 24 anos.

Na capital sergipana, o Conexão Juventude foi realizado no Clube do Banese e contou com a presença de 130 jovens, incluindo alunos do 9º ano do CEBAPM, escola localizada no povoado Serra do Machado em Ribeirópolis e mantida pela Fundação Pedro Paes Mendonça, uma das instituições sociais do Grupo JCPM. Pela manhã, eles participaram de oficinas de Horta Urbana, Fotografia, Poesia, Autocuidado, Tranças e Capoeira e compartilharam o aprendizado com os outros jovens. À tarde, os participantes aproveitaram atividades esportivas, oficina de pintura e práticas de autocuidado. Toda a programação teve a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão como eixos estruturantes.

Aracaju, Fortaleza e Recife

O evento foi realizado simultaneamente em três capitais onde o Instituto JCPM atua, no período de 23 de agosto a 1º de setembro. Em Recife, um passeio ciclístico marcou o Conexão Juventude e colocou em evidência questões relevantes da mobilidade urbana, como clima, acessibilidade, saúde e o desenvolvimento das cidades. Oficinas, rodas de conversa, vivências e apresentações artísticas integraram as programações em Aracaju, Fortaleza e Recife.

O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social, instituição social do Grupo JCPM, atende a jovens de 16 a 24 anos, egressos ou alunos da rede pública de ensino nas cidades de Aracaju (SE), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA). A instituição tem como missão preparar os jovens para o mercado de trabalho no varejo, como também estimular a criatividade, incentivar o empreendedorismo e desenvolver habilidades e competências para a vida.