sábado, março 2, 2024

Sustentabilidade e Sabor: Grand Cru lança campanha para incentivar o consumo de vinhos sustentáveis

Leia também

Nos últimos anos, a sustentabilidade* tem ganhado cada vez mais espaço. Seja pela necessidade das mudanças de comportamento ou pela exigência de produtos que colaboram para a preservação de cadeias produtivas, falar de práticas sustentáveis já é um caminho sem volta. Na vitivinicultura não seria diferente, e os vinhos sustentáveis (aqueles feitos com uvas orgânicas e livres de aditivos químicos, em um processo mais artesanal que os tradicionais) passam a ter a preferência de vários consumidores.

A Grand Cru – maior importadora e distribuidora de vinhos da América Latina, atenta a este movimento e lança sua nova campanha “Vinhos Sustentáveis”, com rótulos exclusivos, que seguem o viés da sustentabilidade. 

Na compra de 4 garrafas, entre as selecionadas para a campanha, o cliente não pagará a de menor valor. Além do desconto especial para o cliente, a marca quer também incentivar o consumo dos rótulos que colaboram com o meio ambiente. 

Mas você sabe a diferença entre vinhos sustentáveis, orgânicos, naturais, biodinâmicos e veganos? A enóloga e sommelière do grupo Vissímo, Rafaela Reis, explica abaixo as diferentes classificações.

Vinhos orgânicos são produzidos em vinhedos onde não há uso de agrotóxicos ou de fertilizantes químicos. A compostagem é feita com adubação natural, e as pragas são combatidas com medidas para aumentar a biodiversidade. Pássaros, insetos e até outras plantas ajudam a defender as vinhas. Espécies rasteiras, como a alfafa, protegem o solo da erosão enquanto o nutrem.

Vinhos sustentáveis são aqueles produzidos em vinícolas que minimizam os impactos da produção ao meio ambiente. Vinícolas com esse tipo de produção costumam adotar iniciativas de reciclagem, gestão de resíduos e investimento em programas sociais. 

Vinhos biodinâmicos seguem todas as práticas adotadas na produção dos vinhos orgânicos, porém, utiliza o calendário astronômico como direcionamento.

Vinhos naturais não utilizam conservantes. Normalmente, o metabissulfito de potássio é adicionado à bebida em várias etapas da produção porque a protege da contaminação biológica e da oxidação.

Por último, os vinhos veganos que são aqueles que não usam elementos de origem animal e podem optar por clarificantes feitos de argila. 

Agora que você já sabe a diferença entre eles, aqui vão algumas sugestões de rótulos:

Entre os selecionados está o cobiçado Willian Fèvre Chablis AOC 2019 750m, um vinho orgânico, leve, feito de uva Chardonnay e de cor amarelo-palha, com aroma de grande fineza, evoluindo com notas cítricas, frutas brancas e flores. Seu paladar intenso, suave e de final longo, combina com refeições mais elaboradas e pratos mediterrâneos como peixe grelhado ou com molho, frutos do mar e ostras.

Nossa outra indicação é o sustentável Chateau Ste Michelle Cabernet Sauvignon Columbia Valley 2018 750mL. Este vinho possui um olfativo de frutas vermelhas em compota, ao lado de um sabor complexo, estruturado e versátil, que combina com carnes vermelhas e de caça grelhadas, pizza de calabresa e queijo maduro.

Outro rótulo classificado como sustentável é o Zuccardi Fosil Chardonnay 2018 750mL, sendo um dos vinhos mais emblemáticos da argentina Zuccardi. Podendo ser servido junto de queijos maturados, risoto de açafrão ou linguado grelhado em crosta de castanha, este vinho possui um aroma com  notas de flores e frutas brancas acompanhada de um  sabor fresco e ácido , resultado  da   fermentação em tanques de concreto e barris de carvalho com leveduras indígenas .

Para completar a seleção, trazemos o biodinâmico Matetic Eq Pinot Noir 2015 750mL, com aromas de cereja, framboesa, laranja bem madura e cacau, ele é perfeito para reuniões com os amigos e jantares. Vindo de uma das regiões mais frias do Chile, este vinho complexo, intenso e equilibrado, combina tanto com pratos incrementados como carnes vermelhas grelhadas, cordeiro e pato, como também com entradas, como salame preto e queijos maduros.

A campanha vai até dia 02 de outubro, nas lojas físicas e no e-commerce https://www.grandcru.com.br/

*Sustentabilidade consiste em usar conscientemente os recursos naturais, sem comprometer o bem-estar das gerações futuras, tendo como objetivo o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.

Sobre a Grand Cru

A Grand Cru é a maior importadora e varejista de vinhos finos da América Latina. Fundada em 1998, hoje possui um portfólio com mais de 1300 rótulos de todo o mundo entregue para qualquer região do país. Desde 2022 faz parte do Víssimo Group e é a principal empresa do segmento com forte atuação multicanal, incluindo franquias, lojas de operação própria, live commerce, app, e-commerce, clube de assinaturas e distribuição aos melhores restaurantes, hotéis e bares, além de empórios e supermercados. São décadas de tradição sendo reconhecida como sinônimo de qualidade pela experiência única que proporciona aos apaixonados por vinhos, dos experts aos iniciantes. A Grand Cru conta, atualmente, com mais de 140 lojas espalhadas pelo Brasil e com mais de 15 vinícolas renomadas em seu portfólio, como Zuccardi, Cobos, Leyda e entre outras.

Site: https://www.grandcru.com.br

Instagram:@grandcruvinhos

Facebook: https://www.facebook.com/grandcruvinhos

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCpiJ7K5VMDwZlqkdCD1cefA