domingo, dezembro 3, 2023

Dia contra o desperdício de alimentos: confira quatro dicas para evitar jogar comida fora

Leia também

São Paulo, setembro de 2023 – Hoje, 29 de setembro, é celebrado o Dia Internacional da Conscientização sobre Perda e Desperdício Alimentar, data que ressalta a importância do reaproveitamento dos alimentos. Apesar da recente queda nos preços da comida no país, o Brasil ainda possui mais de 70 milhões de pessoas que enfrentam insegurança alimentar moderada ou grave, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). 

Nesse contexto, o time de especialistas em alimentação da Ajinomoto do Brasil – dona de marcas como SAZÓN®MID® e VONO®– está empenhado em fornecer soluções práticas para combater o desperdício de alimentos e promover a conscientização sobre a importância de utilizar os recursos alimentares de forma mais eficiente e sustentável. De acordo com Priscila Andrade, gerente de Marketing-Nutrição e SAC da Ajinomoto do Brasil, uma das iniciativas são os constantes investimentos no portal de receitas Sabores Ajinomoto, oferecendo aos consumidores mais de cinco mil receitas e diversos conteúdos sobre alimentação e culinária. 

A plataforma incentiva os consumidores a aproveitarem ao máximo os alimentos e oferece dicas para promover uma alimentação equilibrada. Além de inspirar a criatividade na preparação de pratos com ingredientes reaproveitados, contribuindo assim para a redução do desperdício alimentar, também está preocupada no equilíbrio da alimentação do dia a dia.

“O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, porém enfrenta o desafio de desperdiçar cerca de 30% de sua produção, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Reduzir o desperdício de alimentos é uma contribuição essencial para o meio ambiente somada à necessidade de uma melhor distribuição dos alimentos à população brasileira. A plataforma Sabores Ajinomoto promove essa conscientização e incentiva a exploração de novas receitas e sabores na cozinha dos consumidores”, explica Priscila.