Chou Yew-woei,
Comissário
Gabinete de Investigação Criminal
República da China (Taiwan)
Após o surto da pandemia de COVID-19, muitas pessoas perderam seus empregos por causa dos confinamentos e têm procurado desesperadamente apoio financeiro. Portanto, se uma oportunidade de trabalho tentadora aparecesse, seria naturalmente difícil resistir. A dura realidade para aqueles que viajam para o estrangeiro a trabalho, no entanto, correm o risco de serem vítimas do tráfico de seres humanos, uma nova forma de crime transnacional que ataca pessoas em todo o mundo.
O seguinte tipo de intercâmbio surge com muita frequência em casos recentes destes novos tipos de crimes transnacionais: “Tarde da noite, quando estava pensando na minha amada, que trabalha no estrangeiro, recebi um SMS dela. Ela disse como seu trabalho era maravilhoso e tranquilo e esperava que eu pudesse me juntar a ela lá. Ela disse que juntos poderíamos trabalhar para um futuro melhor.” Isso soa familiar? A fraude é um crime com uma longa história. Surgiu paralelamente ao advento da linguagem humana e ao desenvolvimento da civilização humana. Nos tempos modernos, com o avanço da tecnologia da informação e da comunicação, este crime milenar está ganhando novas dimensões e representa uma ameaça incalculável à segurança global. Como afirmou o Secretário-Geral da INTERPOL, Jürgen Stock, a necessidade de uma cooperação policial internacional sólida é mais vital do que nunca para lidar com novas formas de crime transnacional, como o tráfico de seres humanos e a fraude.
Para combater o crime transnacional, os agentes da lei de todo o mundo devem se unir. Por razões políticas, Taiwan não pode participar da INTERPOL há mais de 39 anos. No entanto, ao mesmo tempo, à medida que o crime transnacional floresce nesta era da globalização, os passaportes taiwaneses, que beneficiam de acesso sem visto a 145 países e territórios, tornaram-se alvos principais dos criminosos transnacionais. Esta é uma ameaça que não deve ser subestimada.
A capacidade de Taiwan de realizar controles de segurança nas fronteiras e combater crimes transnacionais, como o terrorismo e o tráfico de seres humanos, é gravemente prejudicada pela sua falta de acesso à inteligência criminal compartilhada em tempo real através do sistema I-24/7 da INTERPOL e da sua base de dados de documentos de viagem que foram roubados ou perdidos. A exclusão de longa data de Taiwan da INTERPOL significa que os intercâmbios vitais de informações estão frequentemente desatualizados e incorretos. E a incapacidade de Taiwan de participar nas reuniões, atividades e treinamento associados à INTERPOL criou uma lacuna significativa na rede global de segurança e antiterrorismo.
Sendo a 21ª maior economia do mundo e o 17º maior exportador, Taiwan serve como um elo fundamental entre o Nordeste e o Sudeste Asiático e como um centro para o fluxo de pessoas, bens e capitais. De acordo com a pesquisa anual de 2023 do Expat Insider, Taiwan foi o quinto melhor país para expatriados graças ao seu belo ambiente natural, pessoas amigáveis e economia avançada e sistema de saúde. Da mesma forma, o Relatório Mundial de Felicidade de 2023 das Nações Unidas, que mede a felicidade em 137 países, classificou Taiwan em quarto lugar na Ásia. Além disso, de acordo com as classificações de segurança e crime de 2023 do site de banco de dados Numbeo, de 142 países, Taiwan ficou em terceiro lugar em segurança e teve a terceira menor taxa de criminalidade de todos os países avaliados, melhor do que todos os outros países asiáticos.
Não estamos dispostos a aceitar a afirmação de Voltaire de que “a história nada mais é do que um quadro de crimes e infortúnios”. Peço a todos que apoiem a participação de Taiwan na Assembleia Geral anual da INTERPOL como observador. Isto permitiria às autoridades policiais de Taiwan participar em diversas atividades, reuniões e treinamentos, interagir com outros países e resolver a deficiência no intercâmbio transnacional de informações sobre crimes. Esta não é uma questão política. A segurança global diz respeito a todos nós. Deixe Taiwan e a INTERPOL trabalharem juntos.